NOVIDADES, EVENTOS & ENCONTROS SOCIAIS DO HNL

Janeiro 2022 – HNL está representado no vídeo “Key Messages - Forum on Innovation and Employability” da Union for the Mediterranean

A Union for the Mediterranean (UfM) lança o vídeo "UfM Forum on Innovation and Employability: Innovating the Academia-Industry Linkage in the Mediterranean”. O vídeo inclui os resultados mais relevantes do Fórum da UfM que foi implementado pela Paeradigms e apoiado pela GIZ em nome do Ministério Federal da Cooperação e Desenvolvimento Económico da Alemanha (BMZ), e contou com a participação da Profª. Patrícia Oliveira-Silva. Veja AQUI o “Key Messages - Forum on Innovation and Employability”, encerrado com um trecho da participação da Profª. Patrícia Oliveira-Silva.

 

Novembro 2021 – HNL é convidado para o ‘UfM Fórum on Innovation and Employability’

Prof. Patrícia Oliveira-Silva foi convidada, como representante portuguesa do Ensino Superior e diretora do HNL, para apresentar o trabalho “Fostering employability in Gaza”, desenvolvido em parceria com investigadores do Egito, Turquia e Palestina. Este evento fez parte da iniciativa da União para o Mediterrâneo “Reforçar o nexo inovação-empregabilidade no Mediterrâneo” e permitiu que representantes da Academia, Indústria e Governo discutissem, avaliassem e compartilhassem experiências e melhores práticas em torno da melhoria da empregabilidade na região do Mediterrâneo.

 

Outubro 2021 - Nova estagiária no HNL

A partir de 2022, o HNL/CBQF recebeu a estagiária, Maria Penas da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto no âmbito do Mestrado em Bioquímica em Saúde para integrar a linha de investigação 5 - Microbiota e Funcionamento Cerebral.

A escolha do HNL/CBQF foi um grande desafio para a Maria. Acompanhamo-la neste percurso... Bem-vinda!!!

 

Outubro 2021 - Membros do HNL participam no CIEL 2021

O 1º Congresso Internacional de Estudantes de Psicologia que ocorreu em regime online, teve como tema “Confinar o Corpo, Desconfinar a Mente”, contou com uma presença massiva dos vários elementos do HNL, desde estudantes dos diferentes anos académicos, bem como vários investigadores e docentes. O evento resultou da colaboração do HNL com duas Instituições da rede de Universidades Católicas: a Universidade Católica de Lisboa e a Universidade Católica de Angola. Membros do HNL, Miguel Ferreira, Jéssica Fraga e João Sousa formam o Comité Executivo do CIEL – 1º Congresso Internacional de Estudantes de Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da UCP-CRP. Outros membros do HNL participam no Comité Organizacional e do Comité Científico. Para mais informações, visitem a página oficial do evento AQUI.

 

Setembro 2021 - Evento internacional coorganizado pelo HNL e Nottingham Trent University - APE 2021

Depois do sucesso do primeiro “APE 2020 Meeting”, o HNL e o grupo APE de Nottingham Trent University lançaram o segundo “2ª Edição do Affect, Personality and the Embodied Brain - APE2021”. O evento contou com mais de 20 nacionalidades e mais de 650 participantes nos 3 dias de evento. Alguns elementos do HNL foram distinguidos pelos trabalhos apresentados:

Para mais informações, visitem a página oficial do evento AQUI.

 

Setembro 2021 - Patrícia Batista visita Universidad Pontificia de Salamanca

Patrícia Batista, Investigadora do HNL e Professora Auxiliar Convidada da FEP, visitou a Universidad Pontificia de Salamanca no âmbito do programa ERASMUS +, mobilidade de docentes e atividades de formação, estabelecendo colaboração com esta instituição.

 

Setembro 2021 – HNL é convidado a participar na Union for the Mediterranean

Prof. Patrícia Oliveira-Silva é convidada pela Union for the Mediterranean (UfM) para participar como representante portuguesa na formação intensiva “Building Strategic Partnerships” que reuniu representantes da Academia, Indústria e Governo dos países mediterrânicos para discutir questões como: Como as Universidades e os Centros de Investigação podem contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável? Como as empresas e a academia podem cooperar para sustentar carreiras inovadoras para estudantes e pesquisadores do Mediterrâneo? A Prof. Patrícia foi uma das autoras do trabalho considerado vencedor “Fostering employability in Gaza” realizado em parceria com colegas da Turquia, Egito e Palestina.

 

Julho 2021 – HNL no Teen Academy da FEP

Patrícia Batista e Ana Moreno, Investigadoras do HNL aceitaram o desafio da Diretora do Laboratório, Prof. Patrícia Oliveira-Silva e participaram na TEEN ACADEMY, com a temática “À descoberta do mundo das emoções”, proporcionando uma melhor compreensão das emoções, quais são, para que servem e como podemos investigá-las. Os alunos sentiram a sua importância e interesse!

 

Março 2021 – HNL leva representação para o TeaP “Tagung Experimentell Arbeitender Psychologen"

Patrícia Batista e Ana Moreno, investigadoras do HNL, participaram no congresso TeaP “Tagung Experimentell Arbeitender Psychologen“, que ocorreu entre 15 e 17 de Março de 2021 em ULM. Patrícia Batista fez uma comunicação oral intitulada “COVID-19 vaccine: the awakening of anxiety” e Ana Moreno fez uma apresentação poster com o título “Mental Health Force: Assessing and promoting mental health amongst police forces”.

 

Novembro 2020 – Investigadora do HNL participa na RTP 3 Directo

Patrícia Batista, investigadora do HNL foi convidada para falar do estudo que se encontra a decorrer no nosso laboratório, “COVID-19 Vacina: Do poder biotecnológico ao impacto psicológico”, no Jornal das 11, transmitido em direto pela RTP 3. Segundo a investigadora “este estudo irá permitir conhecer a real experiência emocional dos portugueses relativamente ao desenvolvimento da vacina contra o COVID-19”. Na entrevista a investigadora explicou a metodologia adotada para o estudo e salientou a importância do mesmo, incentivando a participação dos portugueses ao afirmar que “O aumento do conhecimento ajudar-nos-á a encontrar soluções, a prevenir e a lidar com este futuro incerto.”

 

Dezembro 2020 – Investigadora do HNL é convidada pelo Jornal da Manhã

Patrícia Batista, investigadora do HNL, foi convidada para falar sobre os resultados do estudo “COVID-19 Vacina: Do poder biotecnológico ao impacto psicológico”, em direto no programa “Manhã Informativa” transmitido pelo §. A entrevista que ocorreu no passado dia 14 de Dezembro.

 

Dezembro 2020 – Investigadora do HNL publica artigo de opinião

Ansiedade: a realidade face à vacina contra a COVID-19” foi o artigo de opinião escrito pela investigadora Patrícia Batista do HNL.

O artigo chama a atenção para o nível de ansiedade perante a discussão atual em torno da vacinação contra a COVID-19. Reflete ainda a necessidade da implementação de estratégias adequadas, centradas na comunicação de informações claras sobre a segurança e eficácia da vacina e reforça o poder da literacia em saúde na tomada de decisão.

 

Novembro 2020 – HNL fez parte da rubrica Valor Científico

Patrícia Batista, investigadora do HNL foi convidada para falar do estudo “COVID-19 Vacina: do poder biotecnológico ao impacto psicológico”, em direto na rubrica Valor Científico da rádio Valor Local. A entrevista que ocorreu no início de Novembro e pode agora ser ouvida aqui.

 

Setembro 2020 - HNL esteve presente no encontro da 'Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação'

António Oliveira do HNL, participou no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, no qual apresentou o estudo “Desempenho musical durante o confinamento: o impacto do suporte parental” tendo igualmente moderado a sessão de comunicações subordinada ao tema Educação artística e intervenção pelas artes. O estudo caracteriza o nível de suporte parental providenciado pelos pais durante o confinamento decretado no âmbito da pandemia de COVID-19 e o impacto positivo que ele teve no desempenho dos alunos na disciplina de instrumento em dois Conservatórios de Música Portugueses.

 

Setembro 2020 - HNL recebe convite do 'Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora'

A professora doutora Patrícia Oliveira-Silva, diretora do HNL, e António Oliveira, membro do HNL, participaram na sessão “A influência das Artes no Cérebro” na 2ª edição do evento “We Love Psychology Fridays” a convite do Núcleo de Estudantes de Psicologia da Universidade de Évora. Nesta sessão foram debatidos os processos mentais da fruição artística, desde a perceção até à atribuição de significado, os impactos positivos das Artes na qualidade de vida dos cidadãos, os substratos neuronais subjacentes à prática musical e à sincronização cerebral entre intérprete e ouvinte, bem como a utilização da música em cenários clínicos.

 

Setembro 2020 - HNL coorganiza evento internacional com universidade britânica

HNL estabeleceu parceria com o grupo Affect, Personality & Embodied Brain de Nottingham Trent University para a organização do primeiro evento de partilha de conhecimento sobre a temática interação entre mente e corpo, “APE 2020 Meeting - Affect, Personality and The Embodied Brain”. O evento decorreu em regime online e teve mais de 300 participantes.

Alguns elementos do HNL foram distinguidos pelos trabalhos apresentados.

Para mais informações, visitem a página oficial do evento AQUI.

 

Setembro 2020 - HNL lança um novo projeto em parceria com o CBQF

O HNL lançou recentemente um estudo sobre a ansiedade dos portugueses perante a chegada da nova vacina no combate à COVID-19. O objetivo do estudo é explorar o nível de ansiedade dos portugueses sobre a vacinação relacionada com a pandemia COVID-19, para orientar decisões políticas nas áreas da saúde e educação, e minimizar o quanto possível as consequências desta pandemia na saúde mental dos portugueses.

 

Julho 2020 – HNL participou no ISME2020

António Oliveira, doutorando no HNL, participou na 2020 ISME Commission on Research in Music Education no âmbito do 28º Pre-Conference Seminar entre os dias 24 e 31 de Julho de 2020, tendo apresentado numa mesa-redonda a revisão sistemática da literatura sobre motivação para o estudo de um instrumento musical com o título “Does motivation to learn a musical instrument vary between children and adolescents? A literature review”. Esta comunicação enquadra-se na sua investigação de doutoramento que visa perceber se a motivação e o suporte parental aferidos aquando das provas de admissão aos Conservatórios de Música se podem constituir como preditores do desempenho musical futuro.