Álvaro Almeida dos Santos

Diretor
Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração e Organização Escolar

O aumento do conjunto de fatores, que tem vindo a complexificar a ação dos dirigentes escolares suscita, simultaneamente, a necessidade de uma permanente atualização e formação, a fim de responder a renovados desafios no quadro de ação da administração e direção estratégica das escolas. Tal significa que os líderes escolares, aos mais variados níveis das escolas/agrupamento, devem ser capazes procurar novos métodos de ação, baseados num maior conhecimento técnico e científico, pelo que lhe serão exigidas mais e melhores competências de liderança e de gestão.

O questionamento e a reflexão sobre a ação levaram-me a procurar este Mestrado. Acabou por tornar-se uma oportunidade, correspondendo a necessidades e a expectativas iniciais. Ajudou-me a melhor compreender a realidade quotidiana, a acionar velhos e novos conhecimentos de forma mais aperfeiçoada, a definir, de forma sustentada, orientações e a identificar meios para a concretização de projetos, numa perspetiva sistémica, que auxilia a capacitar aqueles que connosco trabalham. Competência e qualidade foram as palavras-chave deste Mestrado. Para além de nos permitir sermos mais competentes no futuro, proporcionou-me a obtenção de chaves de leitura de tendências, identificar e antecipar cenários, para além da vontade de melhoria e aprendizagem permanentes.

Maria Sousa Soares

Diretora Pedagógica
Colégio Nossa Senhora da Paz - Porto
Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Administração e Organização Escolar

Por razões pessoais e profissionais só pude iniciar o Mestrado em Administração e Organização Escolar alguns anos depois do que tinha inicialmente previsto... o que fez aumentar consideravelmente as expectativas e o grau de exigência relativamente ao mesmo.

Ambos foram largamente ultrapassados. Os professores, as temáticas, as leituras, os trabalhos e reflexões realizados e o diálogo entre colegas originaram um tempo de profundo e extenso desenvolvimento profissional (e pessoal!), de revisão de paradigmas, de sínteses organizacionais, de implementação de mudanças.

São facilmente reconhecíveis, na instituição em que trabalho, os efeitos deste tempo.

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas@porto.ucp.pt | admissions@porto.ucp.pt

Tel.: (+351) 939 450 000 / (+351) 939 450 012