Delegação catalã visita instituições educativas do Norte de Portugal em iniciativa promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia

Sexta-feira, Maio 30, 2025 - 14:29

Durante três dias, professores universitários e diretores de escolas da Catalunha participaram numa visita a instituições educativas do Norte de Portugal, organizada pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do Observatório Ibérico da Liderança Educativa (EDULID).

Entre os dias 21 e 23 de maio de 2025, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), no Porto, recebeu uma delegação composta por professores universitários e diretores de escolas da Catalunha. A visita decorreu no âmbito de uma colaboração entre a FEP-UCP, a Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) e a Universidade Internacional da Catalunha (UIC), formalizada em 2019 durante o Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”.

A iniciativa, integrada no trabalho do EDULID e promovida pelo Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) - uma das quatro Unidades de Investigação e Ligação à Comunidade do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da FEP-UCP - teve como propósito aprofundar a partilha de práticas e perspetivas sobre liderança educativa entre instituições de ambos os países.

“Procurámos apresentar o horizonte e os objetivos do Observatório EDULID, instituir dinâmicas de rede entre universidades e escolas, e desenhar cenários de lideranças emancipadoras e inspiradoras”, explicou José Matias Alves, Professor na Faculdade de Educação e Psicologia.

 

Instituições educativas e contextos de regulação em destaque

O programa incluiu visitas a instituições-chave de regulação educativa, como a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a Câmara Municipal do Porto e a própria FEP-UCP, bem como a diversas escolas e agrupamentos do Norte do país, selecionados por serem exemplos representativos de inovação e liderança.

Durante as visitas, foram abordadas políticas educativas em curso nas escolas, como o modelo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, e partilhadas experiências concretas de liderança escolar com impacto nos processos de aprendizagem.

 

Seminário Internacional promove reflexão ibérica sobre lideranças educativas

O ponto alto da iniciativa foi o Seminário Internacional “Lideranças Educativas, Aprendizagem e Inclusão”, que decorreu a 23 de maio no Auditório Carvalho Guerra da FEP-UCP. A Faculdade assumiu a coordenação científica e logística do evento, que reuniu académicos e profissionais da educação dos dois países.

Entre as principais ideias debatidas destacaram-se “a centralidade das lideranças educativas, o papel crucial das lideranças intermédias e a emergência de lideranças ao serviço das aprendizagens e da emancipação de pessoas e comunidades”, salientou José Matias Alves.

 

Fortalecer redes ibéricas de conhecimento

A visita reforçou o papel da FEP-UCP como protagonista no desenvolvimento de lideranças educativas comprometidas com o desenvolvimento humano. “Cumprindo a sua história recente, a Faculdade de Educação e Psicologia protagoniza um conhecimento próximo e ativo das práticas das lideranças que estejam ao serviço das aprendizagens e do desenvolvimento humano”, conclui Matias Alves.