Participação de estudante da Licenciatura em Psicologia na FUCE Summer School 2026
O que começou por ser uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre o humanismo europeu transformou-se numa experiência internacional marcante para Pedro Silva, estudante da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP). A participação na “FUCE Summer School European Humanism in the Making” permitiu-lhe refletir sobre os desafios da Europa contemporânea, a construção da paz e o valor do diálogo intercultural, num contexto académico e multicultural que considera profundamente enriquecedor.
O interesse pelo humanismo foi o principal motivo que levou o estudante a candidatar-se à iniciativa. "O que me saltou imediatamente à vista foi o 'Humanism', uma vez que partilha o nome com o ramo da psicologia clínica com o qual me identifico mais", explica. A vontade de aprofundar conhecimentos sobre a história da Europa, a identidade europeia e a construção da paz reforçou a decisão de participar nesta experiência internacional.
Promovida pela Federação Europeia das Universidades Católicas (FUCE), a “Summer School” reuniu estudantes de várias universidades europeias para refletirem sobre as raízes históricas, culturais, sociais e políticas do projeto europeu, tendo como tema central o papel do humanismo na construção da paz. Ao longo da semana, o programa incluiu palestras, debates, trabalhos colaborativos e atividades dedicadas à cidadania europeia, ao diálogo intercultural e ao desenvolvimento de uma visão crítica sobre o futuro da Europa.
A participação de Pedro Silva surgiu na sequência de uma candidatura ao programa “Transform4Europe”, com o apoio da docente da FEP-UCP, Patrícia Oliveira-Silva, que lhe sugeriu também a candidatura à “Summer School”. "A Professora explicou-me do que se tratava e eu fiquei interessado e decidi, então, candidatar-me", recorda.
Uma experiência internacional que alargou perspetivas
Apesar de já ter participado anteriormente numa experiência Erasmus de curta duração, Pedro Silva considera que esta semana foi diferente. As manhãs eram dedicadas às sessões académicas e às atividades do programa, enquanto o restante tempo permitia explorar a cidade e conviver com estudantes de diferentes países.
Foi precisamente esta dimensão internacional que mais o marcou. "Acredito que seja das, se não a parte mais significativa desta experiência. Havia estudantes de diversos países e até continentes, alguns deles neste momento em guerra, o que nos permite sempre ficar a conhecer melhor e de forma mais próxima realidades que tanto ouvimos na televisão."
Para o estudante, o contacto diário com pessoas de diferentes culturas, tradições e formas de pensar permitiu-lhe olhar para os acontecimentos internacionais de uma forma mais humana e consciente, reforçando a importância da empatia, do diálogo e da compreensão mútua.
Entre os momentos mais marcantes da semana destaca a visita a Ypres, na Bélgica, onde teve oportunidade de conhecer um museu dedicado à Primeira Guerra Mundial. O contacto com objetos pessoais, obras de arte e testemunhos deixados por jovens soldados levou-o a refletir sobre o impacto humano dos conflitos e sobre a importância de continuar a promover uma cultura de paz.
A Psicologia como ponto de encontro entre culturas
Ao longo da Summer School, Pedro Silva encontrou várias oportunidades para relacionar os temas discutidos com a sua formação em Psicologia. Um dos exemplos surgiu durante uma sessão dedicada ao Islão, onde identificou semelhanças entre o conceito de Sa'ādah, associado ao bem-estar e à felicidade interior, e ao conceito de autorrealização, presente na perspectiva Humanista desenvolvida por Carl Rogers e Abraham Maslow. Para o estudante, esta ligação demonstrou como diferentes tradições culturais podem convergir na compreensão do desenvolvimento humano.
As diferentes palestras e debates permitiram-lhe igualmente aprofundar a compreensão dos desafios atuais da Europa, através de perspetivas que cruzaram áreas como as relações internacionais, a filosofia, a história e a cultura. Esta abordagem multidisciplinar ajudou-o a compreender que muitos dos debates contemporâneos têm raízes históricas profundas e que a promoção da paz exige um compromisso permanente com o diálogo, a cooperação e a responsabilidade coletiva.
A experiência contribuiu ainda para o desenvolvimento de competências essenciais para o seu percurso académico e profissional, sobretudo ao nível da comunicação em contextos multiculturais. Num ambiente onde o inglês era a língua comum entre participantes de diferentes nacionalidades, teve oportunidade de trabalhar em equipa, adaptar a comunicação a diferentes interlocutores e compreender novas formas de pensar e de interpretar o mundo.
Para Pedro Silva, experiências desta natureza assumem uma importância particular na formação de estudantes da Educação e da Psicologia, por promoverem uma compreensão mais profunda das pessoas, das culturas e das diferentes formas de olhar o mundo. "Este tipo de projeto ajuda-nos a perceber como pessoas de diferentes países e culturas veem o mundo, como a linguagem muda a forma como pensamos e como, ao contrário do que muitas vezes somos levados a pensar, nós temos todos muito mais semelhanças do que diferenças."
A participação de Pedro Silva na “FUCE Summer School European Humanism in the Making", que decorreu entre 29 de junho e 3 de julho de 2026, na Université Catholique de Lille, em França, evidencia as oportunidades de internacionalização que a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa proporciona aos seus estudantes, complementando a formação académica com experiências de aprendizagem em contextos internacionais e interculturais.
A quem esteja a ponderar candidatar-se a iniciativas semelhantes, o estudante deixa uma mensagem clara: "Há muitas decisões que devem ser ponderadas com cuidado, mas estes projetos definitivamente não são assim. Estes projetos são ricos em conhecimento e desenvolvimento pessoal e são uma ótima iniciativa para expandir horizontes e mudar a própria maneira de pensar e de ver o mundo."