Autonomia, liderança e inovação

5 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

1. Promover uma visão integrada dos conceitos de autonomia, liderança e inovação, a partir do desenvolvimento de comunidades de aprendizagem profissional.
  2. Contribuir para o desenvolvimento de um projeto de intervenção, a partir de uma reflexão crítica e fundamentada sobre as dimensões da colaboração, comunicação e tecnologia, assumindo-se como possibilidades de inovação e mudança educativa.

No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de:

• Reconhecer as comunidades de aprendizagem profissional como uma forma de materialização dos princípios de autonomia, liderança e inovação.
  • Discutir, de forma fundamentada e argumentativa, as dinâmicas e os fatores inerentes à aprendizagem colaborativa docente.
  • Mobilizar os princípios do “paradigma pedagógico de comunicação” nos diferentes contextos educativos, especificamente à luz do “Mapa das Pedagogias 2020”.
  • Debater o papel da tecnologia educativa nos contextos de sala de aula, especificamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências digitais.
  • Refletir criticamente sobre o âmbito projeto de intervenção desenvolvido com uma abordagem interdisciplinar, considerando-o como um exemplo de inovação pedagógica e mudança educativa.

Professor(a) Auxiliar Convidado(a) / Investigador(a)
Diana Mesquita é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Minho em 2015, na especialidade de Desenvolvimento Curricular. É Professora Auxiliar…