Investigadoras do CEDH destacam a importância dos Cuidados Sensíveis ao Trauma na infância em congresso internacional

Quarta-feira, Setembro 11, 2024 - 18:41


Elisa Veiga e Mariana Negrão marcaram presença na ISPCAN 2024, onde organizaram um simpósio sobre cuidados sensíveis ao trauma na infância, e destacaram a importância de uma abordagem centrada no trauma para proteger crianças vulneráveis.

As docentes na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP-UCP) e investigadoras do Research Centre for Human Development (CEDH) marcaram presença no Congresso da International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect (ISPCAN), realizado em Uppsala, na Suécia. O evento, que reuniu mais de 900 especialistas de 73 países, abordou temas cruciais relacionados com a proteção de crianças em tempos de crise.

Um foco nos cuidados sensíveis ao trauma

A dupla de investigadoras portuguesas organizou um simpósio dedicado ao tema "Cuidados Sensíveis ao Trauma: um referencial para avaliação dos contextos, contribuindo para a promoção dos direitos das crianças e resiliência das comunidades". As apresentações destacaram a importância de uma abordagem centrada na sensibilidade ao trauma em diversos contextos onde as crianças vivem, como escolas e instituições de acolhimento.

Com a nossa participação no evento, procurámos salientar a importância da incorporação de cuidados sensíveis ao trauma em múltiplos domínios que intersetam a vida das crianças em situação de vulnerabilidade, nomeadamente no sistema educativo, sistema de proteção, sistema de saúde e sistema de justiça”, afirmam as investigadoras.

Um dos pontos altos do simpósio foi a apresentação do Questionário de Avaliação dos Cuidados Sensíveis ao Trauma, desenvolvido pela equipa. Este instrumento inovador permite avaliar a capacidade das organizações em oferecer cuidados adequados a crianças que vivenciaram adversidade e trauma, promovendo a reflexão e orientando o processo de mudança organizacional.

Investigação com impacto social

Mariana Negrão e Elisa Veiga também apresentaram resultados de trabalhos de investigação realizados em Portugal, que exploram a avaliação e implementação de cuidados sensíveis ao trauma em casas de acolhimento residencial e em escolas. Esses estudos demonstram a importância de capacitar e apoiar profissionais e comunidades para que possam oferecer um suporte mais eficaz às crianças que vivenciaram situações de trauma.

A participação das investigadoras no ISPCAN 2024 contribui para fortalecer a posição de Portugal e do CEDH na investigação de cuidados sensíveis ao trauma.