Especialização em Pedagogia Social

Especialização em Pedagogia Social

Apresentação


A Pedagogia Social corresponde à ciência da educação que enquadra a diversidade de práticas socioeducativas desenvolvidas no âmbito da formação ao longo da vida e de promoção de solidariedade social, em contextos tão plurais e diversos como:

  • Instituições Sociais, Escolas, Centros de Formação, Centros de Reconhecimento e Validação de Competências, Autarquias, Agências de Desenvolvimento Local ou Associações Culturais, Recreativas e Cívicas.

O Mestrado em Ciências da Educação da FEP-UCP possui uma oferta formativa em Pedagogia Social desde 2004, tendo desde então vindo a consolidar um património de conhecimento socioeducacional particularmente significativo, contruído segundo lógicas de “aprendizagem em serviço”.

Neste sentido, pretende-se dotar os mestrandos de um conjunto de ferramentas, teóricas e práticas, que lhes permitam conceber, implementar, monitorizar e avaliar projetos de capacitação pedagógica de pessoas, instituições, territórios e comunidades, designadamente no âmbito da:

  • Promoção, proteção e desenvolvimento de grupos humanos vulneráveis – crianças, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e/ou incapacidade, pessoas sem-abrigo, pessoas refugiadas, imigrantes e outras
     
  • Organização, gestão e qualificação das instituições socioeducativas
     
  • Organização, gestão e qualificação de redes de atores locais
     
  • Intervenção sociocomunitária e mediação intercultural
     
  • Formação de adultos e aprendizagem ao longo da vida
     
  • Programas de formação contínua dos técnicos de intervenção socioeducativa

Contactos

Candidaturas

Estudos Avançados e Formação

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt

Tel.: (+351) 939 450 000 / (+351) 939 450 012

2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30

Testemunho

Tamíris Pereira

Tamíris Pereira

Na minha opinião, a formação no Mestrado em Ciências da Educação na Católica no Porto faz a diferença, não só pela qualidade pedagógica e científica, mas também pela qualidade humana, o que m permitiu concluir a dissertação no tempo previsto e com uma temática inovadora “Hospitalidade como paradigma de formação pedagógica.