O alargamento das oportunidades de aprendizagem constitui um dos aspetos fulcrais da sociedade do conhecimento a partir do conceito estruturante de aprendizagem ao longo da vida. É neste pressuposto que se enquadra o Doutoramento em Ciências da Educação proposto pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), tendo como objetivo geral dotar os profissionais de educação e formação de saberes que lhes permitam o desenvolvimento de competências de investigação e intervenção em áreas chave para a melhoria contínua dos seus contextos profissionais.
Para que este objetivo seja atingido, pretende-se que, ao longo da frequência do curso, os estudantes:
- desenvolvam capacidades de compreensão dos sistemas de educação e formação;
- explorem conceptualmente temáticas integrantes das Ciências da Educação, em associação com os seus contextos profissionais e com o grupo de investigação em Educação da Faculdade;
- intervenham estrategicamente nos seus contextos profissionais, de modo a gerar dinâmicas de empowerment profissional e desenvolvimento organizacional;
- produzam conhecimento científico no domínio das Ciências da Educação;
- desenvolvam competências avançadas de investigação e intervenção no domínio das Ciências da Educação.
No fim deste ciclo de formação, o detentor do grau de Doutor em Ciências da Educação da FEP-UCP deverá evidenciar as seguintes competências:
- ser capaz de compreender, analisar e produzir novo conhecimento sobre o domínio científico das Ciências da Educação;
- mobilizar competências de investigação no domínio das Ciências da Educação;
- adotar uma atitude de questionamento crítico sobre as práticas educativas;
- realizar um trabalho de investigação original (Tese de Doutoramento) no domínio das Ciências da Educação;
- divulgar e publicar, através de monografias e de revistas especializadas em Portugal e no estrangeiro, os trabalhos realizados ao longo do doutoramento.
Porque escolher o curso de Doutoramento em Ciências da Educação da FEP-UCP?
Porque este é um curso diferenciador, que se distingue pelos seguintes aspetos:
- É lecionado por um corpo docente com sólidos conhecimentos científicos e reconhecido mérito nacional e internacional no campo das Ciências da Educação, integrando elementos que têm vindo a colaborar com diversas iniciativas do Ministério da Educação;
- É lecionada por um corpo docente que integra o Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME) da Faculdade de Educação e Psicologia, o que lhe confere um elevado grau de conhecimento empírico das vivências e necessidades das escolas / agrupamentos de escolas;
- Possui um currículo amplo, flexível e facilmente adaptável às necessidades e interesses de investigação dos seus estudantes;
- Proporciona aos estudantes em processo de desenvolvimento de tese um acompanhamento personalizado dos processos de investigação em curso, através da oferta de um leque diversificado de Seminários de Apoio à Investigação;
- Proporciona aos seus estudantes o contacto com diversos especialistas internacionais no campo das Ciências da Educação, através da organização de aulas abertas em regime presencial e/ou a distância;
- Promove oportunidades ricas e diversificadas de participação em eventos científicos nacionais e internacionais organizados pela FEP-UCP como, por exemplo, o ciclo anual de Seminários de Investigação em Educação e o Seminário Internacional bienal Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano;
- Proporciona aos estudantes em processo de desenvolvimento de tese a integração nas equipas de investigação em Educação da FEP-UCP, promovendo, deste modo, oportunidades de interação e publicação com os docentes do curso e com especialistas internacionais;
- Oferece aos seus estudantes oportunidades diversificadas de publicação em diferentes canais (Revista Portuguesa de Investigação Educacional; Cadernos Desafios e coleção de E-Books em Educação da Faculdade de Educação e Psicologia).
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