A internacionalização é essencial para qualquer instituição de ensino superior, de qualquer parte do mundo, transportando o âmago do significado da palavra ‘universidade’.

A comunidade FEP-UCP tem dedicado um esforço significativo para implementar um projeto colaborativo internacional de largo espectro e para posicionar a internacionalização no primeiro plano da sua estratégia. Este esforço tem tido impacto em três indicadores fundamentais:

1. Atratividade para estudantes e profissionais internacionais
  2. Publicações científicas em língua inglesa
  3. Colaboração internacional a nível do ensino, investigação e comunicação de ciência
Internacionalização_gráfico

Através da sua iniciativa estratégica de internacionalização, a FEP-UCP busca promover um maior envolvimento dos seus estudantes, docentes e investigadores numa dinâmica global-local, instigando a que saiam das suas zonas de conforto nacionais e experimentem uma realidade global, sem que percam a ligação e a proximidade às comunidades locais. Esta dinâmica é catalisada pelos programas europeus de investigação e educação, em particular o programa ERASMUS+, que tem sido um parceiro essencial para o sucesso da abordagem estratégica de internacionalização da FEP-UCP.

Hoje, os docentes da FEP-UCP são regularmente convidados como palestrantes para eventos internacionais, desenvolvem investigação financiada por agências internacionais, são membros de comissões científicas de revistas e conferências internacionais, são editores, autores e revisores de revistas científicas internacionais, oferecem ciclos de estudos em parceria com universidades de outros países, e colaboram a vários níveis com universidades e outras instituições internacionais.