Imagem do SAME 15 Anos

Revista Portuguesa de Investigação Educacional | Coleção Estudos de Educação | FEP – E-books | Cadernos DESAFIOS | Eduletters


Revista Portuguesa de Investigação Educacional

Revista científica da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. A revista dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação.
p-ISSN: 1645-4006 | e-ISSN: 2182-4614
Consulte as edições aqui.

TOPO


Coleção Estudos de Educação

A coleção Educação reúne um alargado conjunto de títulos que refletem, no plano teórico e empírico, sobre as finalidades e funções da educação, no plano das orientações políticas e no plano da ação concreta das escolas.
Prossegue o propósito maior de disseminar um conhecimento sensível sobre as múltiplas realidades que procuram fazer da educação uma promessa de realização humana e social. Para isso, reúne autores com diversos perfis (académicos, técnicos da educação e professores) que constroem uma visão plural das várias facetas do mundo educativo.
É uma coleção que convoca referenciais teóricos para ler a realidade, mas sobretudo quer valorizar as experiências de inovação e renovação nos terrenos da ação. Está, por isso, próxima das realidades onde a educação tem a possibilidade de se cumprir na sua pluralidade, diversidade e inclusão.
Consulte as edições aqui.

TOPO


FEP – E-books

“A coleção FEP-E-books “, nas palavras do seu Diretor, José Matias Alves, nasce de desafios que se lançam a professores que trabalham em diferentes contextos de ação profissional, de temas e problemas que se colocam à ação de fazer crescer as "pessoas que moram nos alunos", de trajetórias profissionais singulares.

Esta génese procura confirmar a tese de que os professores (e os alunos) podem ser autores do seu destino e assim conquistam o papel de autoridade pública. Assim, a coleção contempla um conjunto de títulos que promovem, exploram, estimulam e destacam a reflexão crítica e a discussão sobre práticas de ensino e de aprendizagem, abordando e integrando dimensões e abordagens de reflexão-para-a-ação da educação contemporânea, projetando horizontes de estímulo e esperança.

 


Consulte as edições aqui.

TOPO


Cadernos DESAFIOS

Os Cadernos Desafios são uma presença regular de reflexão sobre práticas geradas no âmbito da ação do SAME, revelando duas dimensões essenciais: relatos de boas práticas desenvolvidas nas escolas e protagonizadas  por professores e / ou exercícios de formação e investigação sobre e na ação, tendo também, na generalidade dos casos, os professores como autores. 

Deste modo, os Cadernos são uma afirmação da autoria e da autoridade dos professores, signos e sinais de uma agência de transformação de práticas organizacionais e pedagógicas e abertura de horizontes que mostram que outra educação e outra profissionalidade são possíveis.

TOPO


Eduletters

As Eduletters seguem a inspiração das Academia Letters e constituem-se como sinopses breves de projetos e/ou resultados de investigação em curso na Faculdade de Educação e Psicologia decorrentes das suas várias ofertas formativas: mestrado, doutoramento, pós-doutoramento, pós-graduações e formações avançadas em ciências da educação.

São uma espécie de work in progress de projetos mais amplos ou então sumários executivos de investigações já realizadas e que servem o propósito de difusão do conhecimento produzido.

Esta é mais uma forma de criar uma comunidade científica aberta, participada e empenhada em divulgar, de forma acessível e muito breve, o conhecimento que vamos produzindo.

2024

2023

2022

2021

TOPO