O Mestrado em Psicologia - Especialização em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano tem como principais objetivos:
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção psicológica em diversos contextos educativos (e.g., projetos de intervenção comunitária, escolas, educação de adultos, instituições de acolhimento, estruturas de apoio à infância e à terceira idade) e envolvendo diferentes intervenientes
- Desenvolver competências de intervenção universal multinível, com práticas baseadas na evidência, de forma a promover o bem-estar psicológico e a prevenir quadros psicopatológicos
- Desenvolver competências de promoção do desenvolvimento humano ao longo do ciclo de vida do indivíduo e da família (e.g., intervenção socioeducativa, educação parental)
- Desenvolver competências de avaliação e intervenção na otimização do processo de ensino-aprendizagem (e.g., insucesso escolar, educação inclusiva, educação para a sexualidade, promoção de comportamentos positivos, bullying)
- Desenvolver competências de intervenção ao longo do percurso educativo e formativo do indivíduo, em contextos de educação formal, não-formal e informal (long life learning)
- Desenvolver competências de planificação, implementação e avaliação de projetos de intervenção psicológica preventiva, social e comunitária, relativamente a uma diversidade de problemas, populações e contextos
- Aprofundar competências de desenvolvimento socioemocional e de trabalho em equipa em contextos multidisciplinares
- Adquirir competências de investigação em psicologia da educação e desenvolvimento humano
- Promover uma postura ética, crítica, reflexiva, face à realidade da investigação e intervenção na psicologia da educação e desenvolvimento humano
Porquê este Mestrado em Psicologia?
- Estudantes e o mercado de trabalho onde se integram, reconhecem a qualidade do nosso ensino;
- O currículo sólido que oferecemos orienta-se para a prática profissional em Psicologia nos mais variados contextos de atuação, e para a investigação científica;
- Adotamos abordagens pedagógicas inovadoras (e.g., “Aprendizagem Serviço”), avaliadas no nosso Laboratório de Inovação Pedagógica
- Garantimos aproximação ao terreno e aos problemas reais da comunidade (e.g., visitas de estudo; realização de trabalhos em contexto real);
- Através do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano e do Laboratório de Neurociências, promovemos o envolvimento de estudantes desde o primeiro ano em projetos de investigação que procuram responder a problemas sociais emergentes;
- O clima de proximidade pauta a relação entre professores e estudantes;
- Temos um programa tutorial que visa um acompanhamento pedagógico ao longo do curso;
- Temos uma Clínica Universitária de Psicologia, espaço privilegiado de formação e ensino;
- Temos uma diversificada rede de parceiros, para acolhimento dos estágios curriculares;
- Oferecemos a possibilidade de realizar estágios internacionais de curta duração que contribuem para integrar práticas profissionais, alargando horizontes;
- Temos estudantes de diferentes nacionalidades e acolhemos estudantes em regime de Erasmus, o que permite um intercâmbio cultural enriquecedor;
- Estamos integrados num campus dinâmico com diferentes iniciativas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes;
- Temos serviços que apoiam os estudantes no desenvolvimento de carreira e na transição para o mercado de trabalho.
Ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Registo DGES n.º: R/A-Ef1213/2011/AL02 | Data: 18.01.2019 | Publicação em Diário da República disponível aqui.