
Ser Pai e Mãe é um desafio constante!… O Programa “APRENDER A EDUCAR” é uma iniciativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, desenvolvida com o objetivo de apoiar os pais na tarefa de EDUCAR.
Este programa, dinamizado por psicólogas, procura suscitar a reflexão e debate em torno de desafios importantes e atuais na educação de crianças e jovens, discutindo estratégias práticas que otimizem o papel parental.
É um programa constituído por várias sessões independentes, que decorrem sempre à sexta-feira, das 21h00 às 22h30, em formato online, permitindo aos pais escolher os temas que mais gostariam de aprofundar, adaptando-se desta forma aos seus interesses e necessidades.
09/05/2025 | Parentalidade saudável após o divórcio: o que deveremos ter em conta?
Benedita Silva Pereira - Psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia
Quando um casal se separa, a vontade, muitas vezes, é fazer um corte definitivo e cada um seguir com a sua própria vida. Mas havendo filho/as em comum, é importante que mantenham uma relação coparental saudável, o que nem sempre é fácil… Como podemos manter uma relação cordial e positiva como pais, não havendo mais um projeto de vida em conjunto? Como podemos transmitir segurança aos/às nosso/as filho/as e não os prejudicar com as emoções negativas e/ou o conflito interparental? Que atitudes e comportamentos devemos garantir ou evitar, como pais, para assegurar que os nosso/as filho/as se adaptem à nova organização familiar? Esta sessão tem como objetivos refletir sobre o impacto do divórcio na relação parental e na dinâmica pais-filhos e procurar refletir sobre estratégias que permitam manter uma relação parental saudável e positiva, assegurando o bem-estar das crianças e jovens e também dos pais.
Destinatários: Pais divorciados/separados ou em processo de separação/divórcio
16/05/2025 | O/A meu/minha filho/a é atleta: O que (não) fazer para ajudar?
Catarina Morais - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Não existe desporto de formação sem pais. São os pais quem providencia as condições (logísticas, financeiras, etc) para que as crianças e jovens possam praticar desporto. O envolvimento parental no desporto pode ser mais direto ou indireto, mais ou menos intensificado, mas a partir do momento que a criança/jovem começa a praticar uma modalidade, os pais estão sempre envolvidos. São, por isso, também um elemento fundamental para que as crianças e jovens tenham uma boa experiência na modalidade que escolham fazer. Mas como podemos, enquanto pais, estar envolvidos de forma positiva? O que fazer e o que não fazer para os ajudar a ter uma experiência positiva e a ser bem-sucedidos? Como ajudar a gerir a sua motivação para o desporto? Como ajudar a gerir os bons e os maus resultados? Estas são algumas das questões abordadas nesta sessão, apresentando e discutindo estratégias concretas para facilitar um envolvimento parental positivo no contexto desportivo.
Destinatários: Pais de crianças e jovens atletas
23/05/2025 | Quero que o/a meu/minha filho/a seja feliz!
Lurdes Veríssimo - Psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
Como pais, queremos que o/as nosso/as filho/as sejam felizes!
Mas para que tal efetivamente aconteça, o/as nosso/as filho/as precisam de saber lidar consigo próprio/as, com as suas emoções, com os outros... Como Pai ou Mãe, como posso ir estando atento e potenciando o desenvolvimento destas e de outras competências socioemocionais no/as meus/minhas filho/as?
Como posso apoiá-los no desenvolvimento da sua autoestima, assertividade, autocontrolo... Esta sessão centra-se na reflexão sobre estes desafios e sobre estratégias concretas para os superar.
Destinatários: Pais de crianças e jovens
30/05/2025 | Literacia digital: qual o “update” de competências para melhor gerir a interação do/a meu/minha filho/a com as “novas” tecnologias?!
Marisa Costa - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
A inovação digital decorre a uma velocidade feroz nas últimas décadas, o que naturalmente coloca pressão sobre os trabalhadores, os aprendizes e claro para os pais para a aquisição de competências. Desde que nascem os bebés trazem já uma bagagem de competências digitais que, primeiramente, nos surpreendem, mas pode assustar, preocupar, à medida que a proporção de tempo e de autonomia aumenta para dedicar ao telemóvel e outros gadgets digitais. As tecnologias, se bem utilizadas, são uma ferramenta muito importante para a aprendizagem, o desenvolvimento, e as interações sociais. Qual o meu papel enquanto pai/educador na promoção de uma boa utilização das tecnologias? Que sinais de alerta devo de estar atento/a? Porque a gestão e a negociação do tempo de exposição a ecrãs? Que competências posso desenvolver?
Esta sessão tem por objetivo promover conhecimentos/literacia sobre as novas tecnologias, salientando-se potencialidades e perigos do seu uso, bem como competências parentais importantes para fomentar uma relação saudável com as novas tecnologias e potenciadora do desenvolvimento.
Destinatários: Pais de crianças e jovens
06/06/2025 | Socorro! Já não aguento as birras do/a meu filho/a!
Lurdes Veríssimo - Psicóloga na Clínica Universitária de Psicologia
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa
As birras podem traduzir-se em momentos muito desgastantes… por vezes, já não sabemos o que fazer mais! Mas terão as birras todas o mesmo significado? O que poderemos fazer para prevenir as birras ou geri-las da melhor forma? Esta sessão procura contextualizar e discutir estratégias concretas para prevenir e gerir birras.
Destinatários: Pais de crianças em idade pré-escolar