O papel das Universidades na promoção da Saúde Mental | O contributo da Católica para o ODS#3

Terça-feira, Dezembro 17, 2024 - 08:36

"Em 2015, foi definido o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) # 3: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover do bem-estar para todos, em todas as idades, até 2030. No entanto, o mais recente Relatório de Saúde Mental da OMS (2022) indica que mil milhões de pessoas (mais de 1 em cada 8 adultos e adolescentes) em todo o mundo ainda sofrem de problemas de saúde mental, como depressão ou ansiedade.

Ademais, o Relatório sobre os ODS de 2024 salientou que os progressos globais são “alarmemente insuficientes”, ficando significativamente aquém das metas estabelecidas. Especificamente, no que diz respeito à saúde mental, espera-se uma redução de um terço da taxa de mortalidade por lesões autoinfligidas/suicídio até 2030 (indicador ODS 3.4.2.) Como é que este objetivo pode ser alcançado?

É essencial assumir uma abordagem integrada, desenvolvimental e sistémica. Neste contexto, as universidades têm um papel primordial neste ODS3 através do Ensino (como a formação de psicólogos), da Investigação (por exemplo, a identificação de preditores de saúde mental) e das atividades de Responsabilidade Social Universitária (tais como serviços na comunidade).

Na Universidade Católica Portuguesa temos trabalhado para melhorar a saúde mental e o bem-estar psicológico da comunidade, através da Clínica Universitária de Psicologia, um serviço prestado pela Faculdade de Educação e Psicologia, desde 2007.

Mas para além de uma abordagem psicoterapêutica, é fundamental uma abordagem precoce de promoção da saúde mental e de prevenção dos problemas de saúde mental. Por isso, na nossa universidade, temos desenhado e implementado inúmeras iniciativas, tais como o UCP2 Saúde Mental, um projeto recentemente lançado que visa criar um sistema integrado de promoção da saúde mental em estudantes universitários.

Também desenvolvemos iniciativas que visam promover competências de saúde mental em crianças e pais. Destas são exemplo o projeto “Sou Capaz”, que visa desenvolver nas crianças competências socioemocionais como a autoconsciência, o autocontrolo, a consciência social, a capacidade de relacionamento e a tomada de decisões responsáveis; assim como o programa “Aprender a Educar”, que promove práticas parentais positivas com o objetivo de promover a saúde mental.

Ao implementar políticas de apoio, prestar serviços psicológicos, criar e promover a sensibilização dos estudantes e da comunidade, as universidades desempenham um papel crucial na concretização do ODS #3."

Lurdes Veríssimo
Coordenadora da Clínica Universitária de Psicologia (CUP)
Professora na Universidade Católica Portuguesa