Antes da consulta é-lhe entregue um documento para tomar conhecimento das nossas condições de atendimento e funcionamento da clínica.
No caso de atendimento de crianças e adolescentes até aos 14 anos, a primeira consulta decorre habitualmente com os pais (ou os seus representantes legais) de forma a recolher toda a informação necessária em termos de preocupações e motivo do pedido de consulta. Na consulta seguinte, estará apenas a criança/adolescente. Após a fase inicial de avaliação, são definidos, em conjunto, objetivos de intervenção, iniciando posteriormente a fase de intervenção. No caso de crianças/adolescentes, favorece-se o envolvimento dos pais (ou representantes legais) de forma que possa existir uma continuidade do trabalho desenvolvido em consulta. Sempre que se justifique o contexto escolar, ou outros, poderão ser envolvidos nos processos, mas apenas com o consentimento dos pais (ou representantes legais).
No caso do atendimento de adultos, as consultas decorrem sempre com o/a cliente, salvo quando existe incapacidade, em que outros significativos podem ser envolvidos no processo. Em todos os atendimentos, existe uma fase inicial de avaliação e posterior devolução dos resultados de avaliação que irão orientar a definição dos objetivos de intervenção.
No final de cada consulta poderá ser feito um novo agendamento coordenando sempre as agendas do cliente, do/a psicólogo/a e da clínica.