a. Como posso agendar uma 1.ª consulta na CUP?

Para fazer o agendamento da 1.ª consulta basta preencher o formulário que se encontra disponível no separador “Pedir Consulta” e enviar para cup@ucp.pt.

b. Como posso fazer o pagamento das consultas?

No caso de consultas e supervisão a psicólogo/as em formato presencial, o pagamento deve ser efetuado em numerário ou em cheque no final da sessão. No caso de consultas e supervisão a psicólogo/as à distância, o pagamento deve ser efetuado por transferência bancária após a sessão e o comprovativo deve ser enviado por e-mail para cup@ucp.pt.

A CUP tem protoloco com várias instituições. Por favor, consulte o separador “Parceiros” e dê-nos essa informação.

c. Quem são o/as psicólogo/as da CUP?

São psicólogo/as da CUP membros efetivos da Ordem dos Psicólogos Portugueses assim como estagiários profissionais com supervisão de um/a psicólogo/a sénior. Há também estagiários curriculares integrados na equipa da CUP, que não fazem atendimento, mas podem ser envolvidos no processo (observação e participação) caso o/a cliente o autorize.

d. Posso usufruir de desconto nos serviços da CUP?

Todos os clientes que procurem os nossos serviços e façam parte de uma instituição com a qual temos parceria, poderão usufruir de desconto (ver preçário).

e. Como escolho o/a psicólogo/a?

Pode indicar no formulário de pedido de consulta o nome de um/a psicólogo/a da equipa da CUP que gostaria que o/a atendesse. Caso não especifique um nome, será sempre indicado para a sua consulta o/a psicólogo/a da nossa equipa cuja experiência melhor se adequar à problemática que descrever.

f. Como é tratado o formulário que envio a pedir a consulta?

O formulário é rececionado pelo secretariado da CUP, que o reencaminha para a coordenação da clínica. Será depois partilhado com o/a psicólogo/a que vai realizar o atendimento. Em todas as etapas deste processo, os dados constantes do formulário serão tratados com a máxima confidencialidade.

g. Como decorrem as consultas?

Antes da consulta é-lhe entregue um documento para tomar conhecimento das nossas condições de atendimento e funcionamento da clínica.

No caso de atendimento de crianças e adolescentes até aos 14 anos, a primeira consulta decorre habitualmente com os pais (ou os seus representantes legais) de forma a recolher toda a informação necessária em termos de preocupações e motivo do pedido de consulta. Na consulta seguinte, estará apenas a criança/adolescente. Após a fase inicial de avaliação, são definidos, em conjunto, objetivos de intervenção, iniciando posteriormente a fase de intervenção. No caso de crianças/adolescentes, favorece-se o envolvimento dos pais (ou representantes legais) de forma que possa existir uma continuidade do trabalho desenvolvido em consulta. Sempre que se justifique o contexto escolar, ou outros, poderão ser envolvidos nos processos, mas apenas com o consentimento dos pais (ou representantes legais).

No caso do atendimento de adultos, as consultas decorrem sempre com o/a cliente, salvo quando existe incapacidade, em que outros significativos podem ser envolvidos no processo. Em todos os atendimentos, existe uma fase inicial de avaliação e posterior devolução dos resultados de avaliação que irão orientar a definição dos objetivos de intervenção.

No final de cada consulta poderá ser feito um novo agendamento coordenando sempre as agendas do cliente, do/a psicólogo/a e da clínica.

h. Como decorrem as consultas à distância?

Quando as consultas são em formato à distância, as condições de atendimento são enviadas previamente por e-mail, sendo necessário devolver o documento assinado para o secretariado da clínica.

As consultas à distância decorrem de forma equivalente às consultas em formato presencial, contudo utilizam-se plataformas digitais de forma que o/ cliente e o/a psicólogo/a se possam encontrar durante o tempo de consulta. Apesar da facilidade de realização deste tipo de atendimento, existem alguns cuidados que deve ter em atenção: escolher um local confortável, com luminosidade adequada e sem ruído ou distrações; garantir a sua privacidade; ter um dispositivo tecnológico adequado (telemóvel, computador ou tablet); e ter uma ligação estável à internet. Tipicamente, a plataforma Zoom é utilizada para as consultas à distância, contudo se tiver preferência por outra plataforma, procuraremos ir de encontro à sua seleção.

i. O que é a terapia de casal?

A terapia de casal está indicada para situações em que os casais estão a enfrentar dificuldades no seu relacionamento, como por exemplo, dificuldades de comunicação, incompatibilidade de expectativas, gestão de conflitos, entre outras, mas ambos pretendem continuar com a relação.

j. O que é a intervenção em grupo?

A intervenção em grupo caracteriza-se por ocorrer em pequeno grupo (2 a 10 clientes) que partilham as mesmas dificuldades ou perturbações. Nem sempre esta modalidade de intervenção é a mais adequada para o cliente, podendo ser sugerido outro tipo de atendimento.

k. O que é e como decorre a supervisão a psicólogo/as?

A supervisão a psicólogo/as é um mecanismo que potencia o autocuidado e o bem-estar dos/as profissionais desta área, através da facilitação da formação e do desenvolvimento contínuo do psicólogo, bem como uma prática profissional mais segura e de qualidade junto dos/as clientes.