O plano de estudos inclui trabalho teórico e científico, recolha e análise de dados (3.625 h) e treino de metodologias de investigação (500h), bem como trabalho prático relativo a temas transversais, como a escrita científica (375h), visando o desenvolvimento de um projeto de investigação original conducente à obtenção do grau de doutor.

Os estudantes são integrados em grupos de Investigação e desenvolvem a sua tese no contexto de uma das quatro áreas definidas. Cada estudante desenvolve o seu trabalho suportado por uma equipa de três orientadores, um de cada uma das universidades parceiras. No primeiro semestre, os estudantes focam-se no desenvolvimento dos seus projetos, a apresentar para aprovação no final desse período.

 

Mobilidade

O programa inclui um estágio internacional de investigação (mobilidade) nas seguintes condições:

  • Universidade Católica Portuguesa (Portugal) + Universitat Ramon Llull (Espanha) – Os estudantes passam um período de 12 meses na Nottingham Trent University (Reino Unido)
     
  • Nottingham Trent University (Reino Unido) – os estudantes passam um total de 12 meses numa ou nas duas universidades parceiras - Universidade Católica Portuguesa (Portugal) / Universitat Ramon Llull (Espanha)
     
  • O período de mobilidade é decidido com base no desenvolvimento do trabalho do estudante.
     
  • Adicionalmente, os estudantes poderão ter outro período de mobilidade (entre 1 e 6 meses), dependendo das necessidades do seu projeto.

Monitorização e avaliação

Todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes são registadas no Doctoral Student’s Activity Document (DAD), um documento eletrónico gerido pela universidade coordenadora (Universitat Ramon Llull), acessível a todos os estudantes e orientadores. O progresso do estudante é monitorizado a cada 6 meses.

Apresentação e defesa da Tese

A tese de doutoramento consiste num compêndio de publicações científicas ou numa tese de doutoramento de 60,000-80,000 palavras, em função dos regulamentos da universidade de acolhimento. O manuscrito submetido será apresentado e avaliado em provas públicas de acordo com o definido pelo regulamento da universidade de acolhimento e pela legislação do país. O júri de doutramento, na Universitat Ramon Llull e na Universidade Católica Portuguesa inclui um elemento da Nottingham Trent University. Após a conclusão com sucesso das provas públicas, o grau de doutor é reconhecido pelas três universidades, sendo atribuído um diploma, pela universidade de acolhimento, em nome das três instituições.

Contactos

P | Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt
Tel.: (+351) 939 450 000 / (+351) 939 450 012
2ª a 6ª feira: 9h30-12h30 e 14h30-17h30