O autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis no trabalho podem ser a chave para uma vida profissional e pessoal mais tranquila e produtiva…
O stress no local de trabalho é comum, mas quando atinge níveis demasiado elevados pode afetar tanto a produtividade, como a saúde física e mental dos trabalhadores.
Desta forma, para diminuir o impacto negativo do stress e melhorar o bem-estar no dia a dia, é importante:
- Organizar a sua rotina e definir prioridades (e.g., estabelecer limites claros e planear cada dia com antecedência);
- Fazer pausas regulares durante o dia (e.g., tirar uns minutos para parar ou respirar profundamente);
- Praticar atividades de relaxamento (e.g., utilizar técnicas como mindfulness ou alongamentos rápidos e ouvir músicas relaxantes ou podcasts);
- Focar em soluções e não em problemas (e.g., manter um mindset positivo);
- Procurar apoio quando necessário (e.g., conversar com colegas de trabalho ou com um profissional de saúde mental).
Para saber mais…
Carrillo González, A., & Cantor Cutiva, L. C. (2023). Workplace health promotion programs among health workers: a systematic literature review. Revista Facultad Nacional de Salud Pública, 41(3), 1–15. https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.e352614
Lester, W. (2024). Work-Life Balance. Nephrology Nursing Journal, 51(3), 231–236. https://doi.org/10.37526/1526-744x.2024.51.3.231
