António Fonseca, Professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), é um dos autores da publicação “Gulbenkian Home Care: Inovação no Serviço de Apoio Domiciliário a Pessoas Idosas”, recentemente apresentada pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Consultor da Fundação Calouste Gulbenkian na área do envelhecimento, o docente da FEP-UCP esteve envolvido desde a génese da iniciativa Gulbenkian Home Care, acompanhando a sua implementação entre 2023 e 2025. O programa apoiou 15 projetos-piloto em diferentes regiões do país, testando novas metodologias, modelos e ferramentas de prestação de cuidados domiciliários dirigidos à população idosa.
Serviço de Apoio Domiciliário na linha da frente das respostas sociais
Segundo António Fonseca, “a iniciativa Gulbenkian Home Care coloca o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) na linha da frente das respostas sociais dirigidas às pessoas idosas”. O Professor sublinha que o envelhecimento da sociedade portuguesa exige abordagens multidisciplinares e cuidados personalizados, capazes de preservar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas, reforçando a necessidade de cuidados prestados em casa, em articulação com a comunidade.
Na publicação, são apresentados 15 exemplos de novos modelos, metodologias e estratégias de intervenção em SAD implementados em diferentes territórios de Portugal.
Para o investigador, estes projetos permitem retirar conclusões sobre como melhorar a resposta às necessidades crescentes da população idosa, apontando para a necessidade de reformular o atual modelo de SAD e torná-lo mais integrado e adaptado às realidades territoriais.
Com este contributo, a FEP-UCP reforça a sua missão de produção de conhecimento aplicado e de participação ativa em projetos que respondem a desafios sociais emergentes, como o envelhecimento da população portuguesa.