A UC de Inteligência: Teoria e Processos pretende introduzir a temática da Psicologia da Inteligência. Para além do conceito de Inteligência, é explorada a sua evolução histórica, os seus principais modelos teóricos (clássicos e contemporâneos), os processos psicológicos relacionados com o comportamento inteligente, o desenvolvimento cognitivo e da inteligência, e os fundamentos e métodos de avaliação psicológica da inteligência.
Objetivos de aprendizagem:
A. Conhecer o conceito de inteligência e a sua evolução histórica;
B. Diferenciar os principais modelos teóricos da inteligência;
C. Identificar os principais processos psicológicos relacionados com a inteligência;
D. Conhecer o desenvolvimento cognitivo e da inteligência;
E. Conhecer os fundamentos e métodos de avaliação psicológica da inteligência;
F. Refletir criticamente acerca do conceito de inteligência bem como dos seus modelos e formas de avaliação.
No final da UC, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender de forma abrangente o conceito de inteligência e as suas implicações práticas no âmbito da Psicologia (Objetivo A);
- Conhecer de forma aprofundada os modelos teóricos clássicos e contemporâneos de inteligência bem como a forma como estes se interligam (Objetivo B);
- Identificar pontos fortes e limitações dos principais modelos de inteligência, sendo capaz de os comparar de forma crítica (Objetivos B e F);
- Reconhecer e refletir sobre a articulação entre inteligência e processos psicológicos básicos (Objetivo C);
- Compreender de forma aprofundada o desenvolvimento cognitivo e da inteligência desde o período pré-natal até à idade adulta (Objetivo D);
- Conhecer fatores que podem ter maior impacto no desenvolvimento cognitivo e da inteligência (Objetivo D);
- Conhecer métodos de treino de competências cognitivas focados nas estruturas e focados nas estratégias (Objetivo D);
- Contextualizar provas de avaliação da inteligência nos diferentes modelos de inteligência (Objetivo E);
- Identificar a adequabilidade de utilização de determinado modelo de inteligência tendo em conta diferentes necessidades de avaliação (Objetivo F).
Paralelamente, o aluno deverá desenvolver um conjunto de competências transversais que contribuirão para a sua formação na área da Psicologia:
- Pensamento crítico;
- Trabalho em equipa (e.g., ética, negociação, liderança, gestão de tempo, organização);
- Comunicação de ideias e utilização de argumentos pertinentes para suporte das mesmas;
- Adequação do discurso verbal e não verbal, bem como do seu comportamento a situações e contextos de trabalho.