A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) recebeu com entusiasmo um grupo de alunos e professores do Colégio St. Peter’s International School, que vieram conhecer a licenciatura em Psicologia. A visita proporcionou aos alunos e docentes do colégio de Setúbal uma visão abrangente e inspiradora do curso, assim como de algumas estruturas da faculdade.
Os 12 alunos do ensino secundário, da área de Línguas e Humanidades, começaram a visita com uma apresentação detalhada do curso de Psicologia, onde puderam esclarecer dúvidas e conhecer as vantagens da licenciatura.
De seguida, visitaram a Clínica Universitária de Psicologia (CUP), guiados por Francisca Pereira, que está a realizar o estágio profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses na clínica. Aqui, os alunos conheceram a estrutura da clínica e as oportunidades oferecidas de aproximação à prática profissional.
O percurso culminou no Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), onde o investigador Pedro Ribeiro apresentou as modernas instalações do laboratório de neurociências e os projetos de investigação em desenvolvimento.
Uma experiência inspiradora
Marisa Tavares, um dos elementos do corpo docente que acompanhou o grupo, descreveu a experiência como verdadeiramente inspiradora para os alunos: “Desde o primeiro momento, sentimos um ambiente acolhedor e profissional. A estrutura do curso impressiona pela combinação entre o rigor académico e a prática aplicada, permitindo aos estudantes desenvolver uma compreensão holística sobre o comportamento humano. As instalações modernas e os recursos disponibilizados pela universidade contribuem para uma aprendizagem dinâmica e enriquecedora.”
Um dos alunos do Colégio, Artur Monteiro, destacou a importância do Laboratório de Neurociências e da Clínica Universitária de Psicologia para a formação prática dos futuros psicólogos: “O curso de Psicologia da Universidade Católica tem uma base de educação muito boa e contém duas características que parecem destacar o seu ensino. O laboratório de neurociências aplicada à psicologia é um grande diferencial, especialmente para aqueles que demonstram interesse nessa especialização no mestrado, e que já podem experimentar durante a licenciatura. Por outro lado, caso a vertente seja mais clínica, a CUP permite que os estudantes tenham uma experiência prática muito maior, podendo assistir e auxiliar nos casos.”
A visita dos alunos do Colégio St. Peter's International School aconteceu no dia 24 de outubro de 2024. Iniciativas como esta reforçam o compromisso da FEP-UCP em criar pontes com o ensino secundário e em promover a divulgação da sua oferta formativa junto do seu público.
A Faculdade de Educação e Psicologia agradece a visita do Colégio St. Peter's International School e espera continuar a inspirar futuros estudantes.