Diretora da FEP visita os EUA para reforçar parcerias de mobilidade internacional

Quarta-feira, Junho 26, 2024 - 09:12

A diretora da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), Raquel Matos, realizou uma visita de quase duas semanas aos Estados Unidos, com o objetivo de reforçar parcerias na área da mobilidade internacional para estudantes e explorar projetos dedicados à criminalidade e género.

A viagem, que aconteceu entre 24 de abril e 3 de maio, contemplou uma visita à University of Maryland, Baltimore County (UMBC) e uma passagem pela John Jay College of Criminal Justice (Nova Iorque).

Na UMBC, Raquel Matos explorou formas de alavancar a mobilidade bidirecional entre esta instituição norte-americana e a FEP, para fomentar o intercâmbio entre estudantes e investigadores.

A diretora da Faculdade de Educação e Psicologia esteve reunida com diversos membros da UMBC, incluindo a coordenadora da licenciatura em psicologia, os coordenadores dos restantes cursos de psicologia e de ciências da educação, docentes da área da inovação pedagógica, e ainda representantes do International office da UMBC.

No último dia da visita a esta universidade, Raquel Matos ministrou uma Distinguished Lecture (conferência honorária) na área da Psicologia, acerca do aumento global da população reclusa e dos estudos de género e criminalidade, entre 1973 e 2023.

 

Ir além do Programa ERASMUS e da mobilidade dentro da Europa

A diretora da FEP reforça a importância desta visita: “Na nossa faculdade, tentamos ir além daquilo que é mais óbvio e exequível para as universidades na Europa: o programa ERASMUS e a mobilidade de estudantes e de docentes dentro do continente europeu. Estabelecer parcerias com o contexto norte-americano, muito valioso na área da educação, permite oferecer aos nossos estudantes e professores a possibilidade de explorarem uma organização universitária diferente das do circuito europeu.”

Após a visita à UMBC, Raquel Matos seguiu para a John Jay College of Criminal Justice da City University de Nova Iorque, uma escola conceituada na área da criminologia. Nesta faculdade, conheceu com mais detalhe o trabalho de investigação desenvolvido por Rosemary Barberet, nas áreas da criminalidade e género, temas que a docente da UCP tem também investigado. “Espero que, no futuro, este contacto resulte em projetos conjuntos nas áreas indicadas”, afirma.

A viagem estratégica aos Estados Unidos veio reforçar o compromisso da FEP com a área da Internacionalização, abrindo novos horizontes para a mobilidade internacional de estudantes, docentes e investigadores.