Especialista em educação musical da Universidade de Melbourne visita a Faculdade de Educação e Psicologia

Quinta-feira, Novembro 28, 2024 - 09:36

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) teve a honra de receber Gary McPherson, professor no Conservatório de Música da Universidade de Melbourne. Especialista em educação musical e performance, McPherson integra o projeto MUS-A (Music Performance Anxiety – children and adolescents), dedicado a desenvolver novas estratégias para ajudar jovens músicos a superar a ansiedade em palco.

A visita marcou um momento único de partilha e inovação no campo da educação musical, trazendo valiosas contribuições ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da FEP-UCP, um dos parceiros do projeto MUS-A, liderado pela Universidade de Aveiro. Os investigadores Lurdes Veríssimo, Patrícia Oliveira-Silva e Pedro Dias, do CEDH, colaboram no MUS-A.

Durante a sua passagem por Portugal, McPherson interagiu diretamente com estudantes e investigadores, e foi o protagonista de palestras inspiradoras sobre temas fundamentais para o sucesso musical, como a autoeficácia, a motivação e a resiliência.

Sofia Serra, da Universidade de Aveiro, e Investigadora Principal do MUS-A, elogia o impacto dessa troca de conhecimentos: "Foi uma ocasião de grande aprendizagem. Os nossos alunos tiveram a oportunidade de participar em palestras enriquecedoras conduzidas pelo professor, onde temas como autoeficácia, determinação e motivação foram abordados de maneira inspiradora”.

 

“O palco não é um teste”: intervenção revolucionária na ansiedade musical

Um dos destaques do projeto MUS-A é o trabalho pioneiro do Human Neurobehavioral Laboratory (HNL), uma das 4 Unidades de Investigação e Ligação à Comunidade do CEDH. Utilizando técnicas avançadas de NIRS-neurofeedback, o laboratório, liderado por Patrícia Oliveira-Silva, desenvolveu uma abordagem que permite monitorizar e regular a atividade cerebral em tempo real, ajudando os jovens músicos a gerirem melhor a ansiedade durante performances.

“A performance musical não é uma prova de perfeição, mas sim um momento de conexão emocional com o público,” defende Patrícia Oliveira-Silva. “Ao reduzir a ansiedade em palco, permitimos que os jovens artistas se expressem de forma autêntica e significativa.”O trabalho que está a ser desenvolvido visa contribuir para transformar o palco num espaço de realização e de autenticidade, em vez de ser uma fonte de tensão.

A visita de Gary McPherson a Portugal permitiu à equipa do MUS-A dar um impulso significativo ao projeto, sendo possível definir com clareza quais os próximos passos.

O projeto MUS-A é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e tem como parceiros o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da FEP-UCP, o Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes, da Escola das Artes da Universidade Católica, o Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança, o I2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, e a University of Melbourne.

Fotografias - Especialista em educação musical da Universidade de Melbourne visita a FEP

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