Estudante de doutoramento da Faculdade de Educação e Psicologia no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa

Sexta-feira, Maio 10, 2024 - 11:53

Ioanna Xenophontos, estudante do doutoramento internacional em "Psicologia Aplicada: Adaptação e Mudança nas Sociedades Contemporâneas", participou na qualidade de deputada jovem, nas 44.ª e 45.ª sessões do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, em Estrasburgo, no âmbito da iniciativa “Rejuvenating Politics” (“Rejuvenescer a Política”).

Durante as sessões, a estudante de doutoramento da FEP interveio sobre o tema da saúde mental, defendendo a sua importância para uma abordagem inclusiva e participativa na governação local e regional em toda a Europa.

Ao destacar a saúde mental como um pilar central do bem-estar da comunidade, Ioanna Xenophontos sublinhou a necessidade de uma governação que reconheça e que responda às questões de saúde mental com a urgência e a seriedade que estas merecem, assim como a importância de incluir o tema nas agendas políticas locais e regionais.

“Esta participação ofereceu uma plataforma inestimável para a troca e colaboração interculturais, permitindo-me aprender e contribuir para um conjunto diversificado de ideias e de práticas em toda a Europa”, afirma o estudante de doutoramento da FEP.

Sobre a iniciativa “Rejuvenating Politics”

A iniciativa foi lançada pelo Congresso dos Poderes Locais e Regionais, em 2014, no âmbito do compromisso de promover a participação dos jovens na vida pública e na tomada de decisões a nível local e regional.

O projeto "Deputados Jovens" (“Youth Delegates”, em inglês) faz parte desta iniciativa. "O projeto oferece aos jovens dos 46 Estados-membros do Conselho da Europa uma oportunidade única de participarem (sem direito de voto) numa assembleia europeia ao lado dos representantes eleitos locais e regionais", pode ler-se no website do Congresso.

Estudante de doutoramento da FEP no Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa

Estudante de doutoramento da Faculdade de Educação e Psicologia - 01

Estudante de doutoramento da Faculdade de Educação e Psicologia - 02