José Matias Alves, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), apresentou recentemente os resultados da sua investigação sobre o sistema de gestão escolar em Portugal, durante um simpósio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. O evento contou com a participação de diversos especialistas em educação de ambos os países.
O docente integrou uma mesa-redonda dedicada ao tema “Investigações sobre gestão escolar em Portugal e Brasil”, onde destacou várias ideias-chave sobre o modelo de governação português.
Segundo Matias Alves, a escola nacional enfrenta desafios como um mandato excessivo, um sistema complexo e debilmente articulado, e uma matriz de gestão democrática, mas ambígua e tendencialmente “anárquica”. Além disso, apontou as dificuldades das lideranças em promover aprendizagens eficazes e a resistência das escolas em se afirmarem como agentes de desenvolvimento local.
Na mesa-redonda participaram representantes da Unesp – Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A troca de experiências permitiu concluir que existem diferenças significativas nos sistemas de gestão escolar de ambos os países, nomeadamente no que diz respeito à estrutura hierárquica e ao grau de centralização. Enquanto o sistema de governo das escolas é mais centralizado em Portugal, no Brasil, as escolas estaduais e municipais gozam de maior poder de regulação.
O benefício da partilha de conhecimento
José Matias Alves destacou a importância da troca de conhecimento entre países, afirmando que “a partilha de experiências e de problemas ajuda a pensar a estrutura de governo das escolas, já que o objetivo maior é proporcionar uma melhor educação para todos os cidadãos.” Embora não tenham sido previstas ações de investigação futuras, o docente acredita que a participação no II Simpósio da REIPEGE - Diálogos em Rede – Brasil e Portugal abre portas para o desenvolvimento e aprofundamento desta problemática.
A apresentação foi bem recebida pelo público, que parece ter demonstrado interesse em aprofundar e desenvolver a temática abordada. A participação online de Matias Alves no Simpósio, que decorreu no dia 8 de outubro de 2024, reforça o compromisso da Faculdade de Educação e Psicologia em investigar e partilhar conhecimento na área da gestão escolar.