Novo projeto promove o caminho para uma aprendizagem ativa

Quarta-feira, Dezembro 28, 2022 - 14:00

“PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training (PBL4COLLABTT)” é como se intitula um dos novos projetos Erasmus+ da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto cujo propósito primordial se centra no desenvolvimento de um modelo de formação colaborativo, baseado em projetos para professores do Ensino Superior. O modelo desta iniciativa contempla a promoção de abordagens digitais a fim de implementar uma aprendizagem ativa, possibilitando, assim, caminhos de aprendizagem personalizados e flexíveis.   

Foco na construção de um modelo de formação colaborativo 

Financiado pelo Erasmus+ com o valor de 250 mil euros, o projeto integra um mapeamento de práticas de formação de professores no Ensino Superior, o desenvolvimento de um modelo formação colaborativo e baseado em projetos para professores do Ensino Superior e a criação de um repositório aberto de recursos educacionais.  

O projeto, que teve início em dezembro de 2022, prevê, ainda, três momentos de formação pedagógica para professores e uma conferência final que terá lugar na Universidade do Minho, em 2024. 

As diversas atividades desta iniciativa enquadram-se nas linhas de ação do Católica Learning Innovation Lab (CLIL), o Laboratório de Inovação Pedagógica da UCP que nasce de uma Iniciativa Estratégica da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP), da Católica no Porto, e que é reforçada no interesse comum pela Inovação Pedagógica das várias faculdades da UCP.  Este laboratório visa identificar e promover práticas e projetos de inovação pedagógica na Universidade, nos quais a Aprendizagem baseada em Projetos se destaca. O trabalho colaborativo e interdisciplinar entre professores, estudantes e parceiros da comunidade é a metodologia de trabalho privilegiada pelo CLIL, que é reforçada, também, no Projeto PBL4COLLABTT.   

Na Católica no Porto, a equipa do projeto conta com as contribuições dos docentes da Faculdade de Educação e Psicologia - Diana Mesquita (coordenadora do projeto), Diana Soares, Ilídia Cabral, José Matias Alves e Luísa Mota Ribeiro -, de António Andrade (docente da Católica Porto Business School) e de Pedro Alves (docente da Escola das Artes). 

Kick-Off Meeting 

Foi no dia 7 de dezembro que a Católica no Porto acolheu as instituições parceiras deste projeto que, além da UCP, conta com a contribuição da Universidade do Minho (coordenação geral do projeto); da Vilnius University, Lituânia; da Koç University, Turquia e da Munster Tecnhological University, Irlanda. A reunião permitiu a apresentação e discussão dos objetivos do PBL framework for Digital Collaborative Teacher Training, assim como o planeamento para o ano de 2023.  

Cada parceiro teve, ainda, a oportunidade de apresentar a sua instituição, a sua equipa de projeto e as iniciativas de desenvolvimento profissional docente existentes em cada uma das universidades.