No dia 3 de maio, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) recebeu a visita de oito professores da EUC Nord, uma escola profissional da Dinamarca. A visita, que se enquadra num programa de mobilidade financiado pela Comissão Europeia, teve como objetivo o desenvolvimento de competências em Aprendizagem Ativa, nomeadamente em Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL).
A iniciativa foi organizada em parceria com a Universidade de Aalborg, uma instituição de referência na área do PBL, e com a qual a docente da FEP, Diana Mesquita, tem já uma colaboração antiga e bastante consolidada.
Destaque para o que de melhor se faz em Aprendizagem Ativa e PBL na UCP
O programa da visita incluiu diversas atividades que permitiram aos professores dinamarqueses conhecer com mais detalhe as práticas de Aprendizagem Ativa e de PBL desenvolvidas na UCP e promovidas pelo CLIL | Católica Learning Innovation Lab (o Laboratório de Inovação Pedagógica da Universidade Católica).
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as dinâmicas do CLIL, através de uma apresentação realizada por Diana Soares, coordenadora do laboratório, e por Maitê Gil, Especialista em Educação e Desenvolvimento Profissional Docente. Foram apresentados os ciclos de formação de professores do CLIL, com destaque para a Comunidade de Aprendizagem e Prática PBL, que se encontra já na sua segunda edição.
O docente da Escola das Artes, Pedro Alves, deu a conhecer o modelo pedagógico da Licenciatura em Cinema, no qual o PBL assume um papel fundamental na formação dos estudantes.
Por fim, Diana Mesquita, dinamizou um workshop sobre avaliação em PBL, onde abordou os diferentes instrumentos e técnicas que podem ser utilizados para avaliar a aprendizagem dos estudantes.
A docente da FEP refere que esta visita criou a oportunidade de “existir uma articulação mais intencional entre a EUC Nord, a FEP e a Universidade de Aalborg, uma vez que as três instituições têm como eixo comum o trabalho em torno da capacitação na inovação pedagógica, particularmente em PBL.”
A deslocação dos professores dinamarqueses à FEP permitiu a troca de experiências e de conhecimento sobre Aprendizagem Ativa entre as três instituições, e contribuiu para o desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos.
“Os conhecimentos adquiridos no workshop, na Universidade Católica, foram muito valiosos para mim e para os meus colegas. A abordagem inovadora da equipa da UCP à Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e a criação do Laboratório de Inovação pedagógica são exemplos inspiradores de iniciativas educativas com visão de futuro”, referiu uma das professoras dinamarquesas participantes na visita.