Projeto do CEDH investiga as relações laborais de mulheres no contexto desportivo

Terça-feira, Junho 18, 2024 - 11:16

Um projeto de doutoramento em curso no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) está a explorar as experiências e os desafios laborais das mulheres no desporto, com particular foco naquelas que assumem cargos de liderança.

A investigação designada “Trabalhadores contingentes em posições de liderança: o caso das mulheres em contexto desportivo e as suas relações laborais” visa estudar o nível de apoio organizacional percecionado pelas mulheres em contexto desportivo, bem como a avaliação que fazem da conciliação entre a sua vida profissional e pessoal, as suas ambições e perspetivas de carreira, e as suas perceções de auto-eficácia de liderança.

A avaliação de todas estas perceções e experiências será feita considerando a comparação entre homens e mulheres, bem como o cargo que os participantes ocupam. É objetivo do estudo dar especial enfoque aos participantes em cargos de liderança, como por exemplo, treinadores de formação, que acompanham as camadas jovens”, refere Daniela Alves, responsável pelo projeto e estudante do Doutoramento em "Applied Psychology: Adaptation and change in contemporary societies" da FEP-UCP.

O projeto irá também envolver uma análise intercultural entre Portugal e Espanha, para identificar similaridades e diferenças nas experiências de ambos os países.

Recolha de dados no Comité Olímpico de Portugal

Para dar início ao projeto, a investigadora realizou uma missão de quatro dias ao Comité Olímpico de Portugal, onde recolheu dados acerca da participação portuguesa feminina e masculina nos Ciclos Olímpicos, incluindo atletas, staff e indivíduos em posições de liderança (treinadores, chefes de missão, etc.).

Estes dados irão permitir mapear cronologicamente a participação feminina no contexto desportivo e as posições que foram ocupando, comparando a sua realidade com a participação masculina”, explica a doutoranda, orientada pela docente da FEP, Filipa Sobral.

Objetivo: promover a paridade de género no desporto

O projeto espera contribuir para a disseminação de informação acerca das relações laborais das mulheres em contexto desportivo, especialmente das treinadoras.

Daniela Alves deseja que a sua investigação dê um contributo para a promoção da paridade de género no desporto e para a melhoria das condições de trabalho oferecidas às mulheres.

A visita ao Comité Olímpico de Portugal enquadra-se numa missão financiada pelo CEDH

Projeto CEDH

Projeto CEDH 01

media-content

Projeto CEDH 02

media-content

Projeto CEDH 03

media-content