O Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), a Unidade de I&D da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) foi, uma vez mais, palco de uma edição memorável da International Week – uma semana dedicada à Internacionalização. Sob o mote "Innovation Beyond Boundaries: Crafting Education and a Talented Workforce in an Era of Change", o evento reuniu 52 participantes de sete países – Roménia, Lituânia, Polónia, Espanha, Brasil, Itália e Portugal – entre estudantes, docentes e investigadores, criando um ambiente vibrante de partilha e aprendizagem.
A internacionalização é um pilar estratégico do CEDH e, segundo Patrícia Oliveira-Silva, Vice-Diretora para o Posicionamento Global da FEP-UCP, "não é um elemento acessório, mas sim um motor essencial para o fortalecimento das nossas comunidades". Mais do que estabelecer parcerias, esta iniciativa pretende proporcionar experiências enriquecedoras e promover redes de colaboração que perdurem no tempo.
Uma semana repleta de inspiração e conhecimento
O programa da International Week 2025 foi cuidadosamente desenhado para equilibrar debates académicos de alto nível, experiências imersivas e oportunidades de networking.
Entre os momentos mais marcantes, destacam-se a mesa-redonda "The Role of Research in Shaping Future Competencies and Organizational Transformation", moderada por Diogo Costa (CEDH e FEP-UCP), e a masterclass "AI in the Workplace: Friend, Foe, or Future?", que contou com a participação de especialistas do meio académico e empresarial.
Para além das sessões que decorreram na Universidade Católica, no Porto, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Lionesa Business Hub, o Estádio do Dragão e o Hospital de São João, o que permitiu obter uma visão concreta das dinâmicas do mercado de trabalho e da inovação em diferentes setores.
Tiago Maia, do Lionesa Business Hub, destaca “a importância da colaboração entre o meio académico e o setor empresarial para preparar as novas gerações para os desafios do futuro”. O responsável pelas Relações Institucionais do Centro Empresarial Lionesa indica: “A parceria com a Universidade Católica Portuguesa é um excelente exemplo de como o diálogo entre educação, inovação e talento pode gerar impacto real e duradouro."
O fortalecimento das redes de colaboração internacional
Um dos grandes legados desta semana foi o fortalecimento das redes de colaboração internacional. Foi assinada uma nova parceria com a Lucian Blaga University of Sibiu (Roménia), discutidas propostas de investigação entre a Faculdade de Educação e Psicologia e as universidades espanholas e definidos os próximos passos nas parcerias entre o mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos e os programas homólogos na Universidade CEU San Pablo (Espanha) e na Babes-Bolyai University (Roménia).
Mas o impacto vai para além dos protocolos assinados. Para Patrícia Oliveira-Silva, "o verdadeiro sucesso desta semana está nos laços de amizade e cooperação que se criaram entre os nossos estudantes e os participantes internacionais. Esta troca de experiências fortalece a nossa comunidade e abre caminho a futuras iniciativas conjuntas".
Daniel C. Andronache, da Babeș-Bolyai University, elogiou “a hospitalidade e o espírito de partilha que marcaram esta semana”, realçando que “a internacionalização é feita de pessoas e dos laços que criamos através do diálogo autêntico”.
JáAmable Muñoz, da Universidad CEU San Pablo, destacou a importância de “reconhecer o outro, aceitar diferenças e aprender com elas, num tempo em que o mundo precisa mais do que nunca de cooperação e reflexão partilhada”.
Por sua vez, Diogo Costa, da Comissão Organizadora da International Week 2025, acrescenta: “eventos como este renovam-nos e inspiram-nos a reafirmar os valores humanos — ou humanísticos — e de desenvolvimento que estão na base de instituições criadas pela e para a união, como é o caso da própria União Europeia”. Num contexto internacional marcado pela incerteza, é fundamental demonstrar que “a ciência se constrói através de encontros – sem fronteiras, sem preconceitos”.
A internacionalização é um dos pilares centrais da estratégia institucional
O CEDH reafirma o seu compromisso com uma estratégia global e já está de olhos postos na International Week 2026. Nos próximos anos, a estratégia de Internacionalização do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano e da Faculdade de Educação e Psicologia passará pelo alargamento dos programas de mobilidade, o reforço da oferta curricular em inglês e a dinamização de projetos colaborativos internacionais.
A edição de 2025 da International Week decorreu de 24 a 28 de março e provou, uma vez mais, que a educação não tem fronteiras.