Artigo científico destaca a importância da segurança psicológica para o envolvimento e realização escolar

Sexta-feira, Novembro 29, 2024 - 08:55

Um artigo de revisão de literatura, conduzido por investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), destaca a importância da segurança psicológica para o envolvimento e realização escolar dos alunos.

O artigo, resultado do projeto Let’s Care, evidencia que o bem-estar emocional e o sentimento de segurança, proporcionado por relações positivas com pais e pares, são pilares fundamentais para a realização académica e o envolvimento dos alunos nas atividades escolares.

A revisão sugere que uma base de vinculação sólida com pessoas de referência – que reforcem o bem-estar e a segurança emocional – resulta em melhorias significativas no desempenho académico dos estudantes.

 

“Desenvolver relações seguras com pessoas significativas”

Os autores do trabalho afirmam que desenvolver relações seguras com pessoas significativas na vida dos alunos tem influência direta no seu desenvolvimento educativo”. Esta conclusão reforça a urgência de uma abordagem escolar que inclua o apoio às famílias, intensificando a colaboração escola-família para fortalecer a rede de suporte dos alunos.

Atendendo à importância das relações interpessoais entre pares, o estudo sugere que o desenvolvimento de competências sociais entre os estudantes é fundamental, através de iniciativas como atividades de cooperação e promoção da assertividade, que incentivem uma convivência harmoniosa e um ambiente de respeito e compreensão mútua.

 

Um Modelo de Educação Segura

O artigo The role of socio-emotional security on school engagement and academic achievement: systematic literature review, publicado na revista “Frontiers in Education”, é uma das revisões sistemáticas realizadas no âmbito do projeto Let’s Care, que pretende contribuir para a definição de um Modelo de Educação Segura. Este modelo oferece ferramentas e estratégias para criar escolas mais seguras e inclusivas.

O artigo é assinado por Pedro Dias (CEDH e Universidade dos Açores), Lurdes Veríssimo e Alexandra Carneiro (CEDH e FEP-UCP) e Raquel Duarte (FEP-UCP).