A Unidade Curricular “Psicologia do Trabalho e Organizações”, do 3º ano da Licenciatura em Psicologia da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (FEP-UCP), adotou recentemente uma configuração diferente. Com o intuito de aproximar os estudantes das práticas reais do mercado de trabalho, a docente Maria Adélia Monarca organizou uma aula especial que contou com a participação de profissionais da área dos Recursos Humanos de duas empresas de referência: a Critical Manufacturing e a BorgWarner. Os estudantes do Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos da FEP-UCP também marcaram presença nesta aula aberta.
Adélia Monarca, responsável pela Unidade Curricular (UC), esclareceu que a dinâmica desta aula faz parte de uma prática anual da UC, onde se procura fortalecer a relação entre o ensino teórico e os desafios do mercado de trabalho. "O objetivo principal é articular os temas teóricos com as problemáticas do mundo atual e do mercado de trabalho, aproximando os alunos das organizações e das suas práticas", explicou. A docente ressaltou a importância de trazer profissionais ao contexto académico, "para que os estudantes possam compreender as condições reais de trabalho e as especificidades das funções desempenhadas pelos psicólogos organizacionais".
Ao ser questionada sobre a escolha das empresas convidadas, a Professora destacou que tanto a Critical Manufacturing quanto a BorgWarner já são parceiros da Universidade e "são contextos que valorizam boas práticas, e nos quais os psicólogos desempenham um papel essencial". Segundo Adélia Monarca, esta colaboração entre a universidade e o setor empresarial é crucial para preparar os estudantes e permitir que estes desenvolvam competências transversais que são essenciais para o seu futuro.
“A aula foi bastante importante e benéfica para a nossa formação académica”
A aula, que decorreu no dia 6 de novembro de 2024, contou com a participação de Ágata Faria, alumna do Mestrado em Psicologia e Desenvolvimento de Recursos Humanos da FEP-UCP, atualmente a trabalhar na Critical Manufacturing, e de Marta Costa, Psicóloga na Borgwarner. Ambas as profissionais partilharam as experiências e desafios enfrentados no dia a dia enquanto psicólogas em contexto organizacional, e responderam às perguntas dos alunos sobre as suas funções, competências mais valorizadas nas organizações e tendências do mercado de trabalho.
"Considero que a aula de hoje foi bastante importante e benéfica para a nossa formação académica, uma vez que nos permitiu ter um contacto mais proximal com o contexto laboral, na área da psicologia do trabalho e das organizações. Ambas as convidadas comunicaram de forma clara e assertiva, mostrando-se sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas colocadas pela turma,” afirma Beatriz Aleluia, estudante do 3º ano da licenciatura.
Na perspetiva de Teresa Pisco Pereira, também aluna do 3º ano: "A apresentação da Critical Manufacturing foi uma mais-valia nesta fase da vida em que me encontro, na qual tenho de escolher o mestrado. Foi bastante esclarecedor em relação a várias dúvidas que tinha e que me faziam estar algo reticente em relação a esta área de organizações," acrescenta.
Criar experiências de aprendizagem que aproximem a teoria do contexto real
A aula de Psicologia do Trabalho e Organizações evidenciou, mais uma vez, o compromisso da FEP-UCP em proporcionar experiências de aprendizagem que aproximem a teoria da prática. Adélia Monarca frisou que os estudantes valorizam enormemente este tipo de interação, uma vez que têm a oportunidade de enriquecer a sua formação com o conhecimento e a experiência dos profissionais convidados.