No dia 18 de abril, a docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), Lurdes Veríssimo, dinamizou uma sessão de formação no Colégio Paulo VI, em Gondomar, sobre o tema: "Será que há uma fórmula mágica para motivar os meus alunos?". A palestra, que reuniu cerca de 30 professores e outros profissionais da educação, abordou diferentes teorias relacionadas com a motivação e discutiu estratégias para promover a aprendizagem dos alunos.
Lurdes Veríssimo foi convidada para dinamizar a sessão, no âmbito da parceria existente entre a FEP e o Colégio Paulo VI para a realização de estágios curriculares e investigação (Parceiro do Projeto Let’s Care). "O Colégio Paulo VI tem sido um importante parceiro da nossa faculdade no acolhimento de estudantes para a realização de estágios curriculares na área da educação e na investigação", destacou a docente, que também integra o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).
Na palestra, Lurdes Veríssimo falou sobre a importância da Teoria da Autodeterminação e da Abordagem Cognitivista da Motivação para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam a motivação dos alunos e o seu sucesso escolar.
Para a FEP, este tipo de iniciativas é fundamental para divulgar o conhecimento científico junto da comunidade. "Temos a responsabilidade de partilhar o nosso conhecimento com a comunidade educativa e de contribuir para a formação de profissionais da área da educação cada vez mais qualificados", remata.