Diana Soares, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), coordenadora do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), participou na Bienal de Educação organizada pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, que decorreu entre 16 e 20 de junho de 2025, em Braga, sob o tema “O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola”.
Este encontro reuniu especialistas, docentes e investigadores para debater os principais desafios e oportunidades do sistema educativo atual.
No âmbito do Simpósio “Ensino Superior em Transformação: Inovação e Desafios da Inclusão”, Diana Soares apresentou a comunicação intitulada “Ready to work or ready to learn? Da inovação pedagógica à aprendizagem ao longo da vida”.
A sua intervenção baseou-se em dados recentes que evidenciam a urgência da mudança: até 2030, estima-se a criação de 170 milhões de novas funções e o desaparecimento de cerca de 92 milhões de empregos, sendo que 63% dos empregadores apontam a lacuna de competências como a principal barreira à transformação dos negócios (World Economic Forum, 2025).
Este cenário coloca uma pressão crescente sobre as Instituições de Ensino Superior: como preparar os estudantes para profissões que ainda não existem? Como potenciar o desenvolvimento de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida?
Diana Soares destacou que, num contexto de elevada volatilidade, a inovação pedagógica e curricular tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante, não só como resposta imediata às exigências do mercado de trabalho, mas também como uma estratégia estruturante para o desenvolvimento de competências transformadoras e para a promoção de uma aprendizagem ativa.
A comunicação problematizou o papel do Ensino Superior na formação de profissionais críticos e reflexivos, realçando a importância do desenvolvimento pedagógico e profissional dos docentes, assim como da sua agência, como motores essenciais na transformação dos modelos de ensino-aprendizagem.
Como exemplo concreto, apresentou o Católica Learning Innovation Lab (CLIL), um laboratório interdisciplinar de inovação pedagógica da Universidade Católica Portuguesa. Assente nos princípios do Scholarship of Teaching and Learning (SoTL), o CLIL promove um conjunto diversificado de iniciativas de capacitação pedagógica que apoiam os docentes na transformação das suas práticas, criando ambientes de aprendizagem mais flexíveis, inovadores e estimulantes, potenciando o desenvolvimento de competências para a aprendizagem ao longo da vida.
A participação de Diana Soares contribuiu para reforçar a reflexão crítica sobre o papel transformador da inovação pedagógica no Ensino Superior, alinhando as práticas institucionais com os desafios globais de um futuro cada vez mais incerto, mas repleto de oportunidades.
