Docente reflete sobre inovação pedagógica e aprendizagem ao longo da vida na Bienal de Educação da Universidade do Minho

Sexta-feira, Julho 4, 2025 - 17:57

Diana Soares, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), coordenadora do Católica Learning Innovation Lab (CLIL) e investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), participou na Bienal de Educação organizada pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, que decorreu entre 16 e 20 de junho de 2025, em Braga, sob o tema “O Futuro é Educação. As Pessoas, a Vida e a Escola”.

Este encontro reuniu especialistas, docentes e investigadores para debater os principais desafios e oportunidades do sistema educativo atual.

No âmbito do Simpósio “Ensino Superior em Transformação: Inovação e Desafios da Inclusão”, Diana Soares apresentou a comunicação intitulada “Ready to work or ready to learn? Da inovação pedagógica à aprendizagem ao longo da vida”.

A sua intervenção baseou-se em dados recentes que evidenciam a urgência da mudança: até 2030, estima-se a criação de 170 milhões de novas funções e o desaparecimento de cerca de 92 milhões de empregos, sendo que 63% dos empregadores apontam a lacuna de competências como a principal barreira à transformação dos negócios (World Economic Forum, 2025).

Este cenário coloca uma pressão crescente sobre as Instituições de Ensino Superior: como preparar os estudantes para profissões que ainda não existem? Como potenciar o desenvolvimento de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida?

Diana Soares destacou que, num contexto de elevada volatilidade, a inovação pedagógica e curricular tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante, não só como resposta imediata às exigências do mercado de trabalho, mas também como uma estratégia estruturante para o desenvolvimento de competências transformadoras e para a promoção de uma aprendizagem ativa.

A comunicação problematizou o papel do Ensino Superior na formação de profissionais críticos e reflexivos, realçando a importância do desenvolvimento pedagógico e profissional dos docentes, assim como da sua agência, como motores essenciais na transformação dos modelos de ensino-aprendizagem.

Como exemplo concreto, apresentou o Católica Learning Innovation Lab (CLIL), um laboratório interdisciplinar de inovação pedagógica da Universidade Católica Portuguesa. Assente nos princípios do Scholarship of Teaching and Learning (SoTL), o CLIL promove um conjunto diversificado de iniciativas de capacitação pedagógica que apoiam os docentes na transformação das suas práticas, criando ambientes de aprendizagem mais flexíveis, inovadores e estimulantes, potenciando o desenvolvimento de competências para a aprendizagem ao longo da vida.

A participação de Diana Soares contribuiu para reforçar a reflexão crítica sobre o papel transformador da inovação pedagógica no Ensino Superior, alinhando as práticas institucionais com os desafios globais de um futuro cada vez mais incerto, mas repleto de oportunidades.

 

Fotografia de Diana Soares