Estudantes e investigadores discutem os principais desafios das experiências internacionais

Sexta-feira, Abril 5, 2024 - 21:16

A Faculdade de Educação e Psicologia promoveu o workshop “Navigating the study abroad experience” que reuniu investigadores e estudantes internacionais. A iniciativa teve como principal objetivo discutir soluções para alguns dos desafios mais prementes das experiências internacionais.

A saúde mental e o bem-estar emocional, a integração social e o trabalho em rede, o alojamento, os desafios culturais e a gestão e planeamento financeiro foram alguns dos temas em debate. Portugal, Estados Unidos da América, Itália, Turquia, Polónia, Brasil, Áustria e Roménia foram os países representados neste workshop. A multiculturalidade proporcionou a partilha de testemunhos e visões diferentes que fomentaram o entusiasmo na procura de soluções.

Patrícia Oliveira-Silva, vice-diretora da FEP-UCP para a internacionalização, afirma que “desde que começamos a envolver os estudantes na formulação das políticas e estratégias de internacionalização da faculdade, tivemos uma injeção de criatividade e dinamismo. Eles têm-nos trazido perspetivas diferentes das que temos, sugerem soluções inovadoras, partilham desafios que passam muitas vezes despercebidos e enchem-nos de entusiasmo para trabalhar com eles.”

Um workshop muito participativo que contou com a dinamização de Pedro Ribeiro e Ana Moreno, investigadores e doutorandos no Human Neurobehavioral Laboratory, e que decorreu no âmbito da Spring International Week da FEP-UCP.

Pedro Ribeiro partilha que “enquanto estudante internacional, senti na pele vários dos problemas que todos os estudantes em mobilidade sentem, como por exemplo, construir uma nova rede de suporte, aprender a gerir o orçamento em situações complicadas e procurar alojamento numa cidade que não conhecemos. É por isso que acho tão importante que haja oportunidades como esta para os estudantes expressarem as dificuldades que sentem e para que, juntos, estudantes e instituições do Ensino Superior, entendam melhor os problemas e as soluções disponíveis.”

“Dinamizar este workshop centrado nos principais desafios para a internacionalização da perspetiva dos estudantes, gerou uma sinergia poderosa e em falta entre os estudantes e os responsáveis pelas instituições académicas”, explica Ana Moreno. “Os nossos estudantes saíram do workshop com vontade de arriscarem mais na sua caminhada internacional e a saber que podem contar com o suporte que necessitam”, acrescenta.

Patrícia Oliveira-Silva explica que “estas iniciativas permitem trabalhar a cultura de inclusão e de pertença, principalmente no que diz respeito ao sucesso de iniciativas de internacionalização. Afinal, ao convidar os estudantes a participarem na formulação de estratégias de internacionalização, estamos a reforçar o nosso compromisso em prepará-los para um mundo cada vez mais globalizado.”

A internacionalização faz parte da missão da Faculdade de Educação e Psicologia: no ensino, na investigação e na responsabilidade social. É sua prioridade o desenvolvimento de iniciativas e ações que reforcem o compromisso de integrar uma mentalidade internacional e intercultural.

New Routes to Global Engagement #07

New Routes to Global Engagement #10