Entre os dias 3 e 6 de julho de 2024, investigadores da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e do Research Centre for Human Development (CEDH) desta faculdade, rumaram a Riga (Letónia) para participarem na 45ª Conferência Anual da International School Psychology Association (ISPA). Nesta conferência, apresentaram dois pósteres com importantes reflexões sobre o papel dos psicólogos escolares em Portugal.
Um dos pósteres apresentado no evento focou-se no conhecimento que os psicólogos escolares portugueses têm acerca do modelo PBIS (Positive Behavioral Interventions and Supports), uma importante ferramenta para melhorar a segurança e a inclusão nas escolas, e evitar comportamentos como a agressividade dos alunos, a agitação e a insubordinação.
Intitulado “When I don’t know my school: Reflections about psychologists role in PBIS team”, o trabalho avaliou o conhecimento de 375 psicólogos escolares portugueses acerca deste modelo e concluiu que a maioria possui pouco ou nenhum conhecimento sobre o PBIS e as suas características.
“Tendo em conta estes resultados, e atendendo ao papel crucial dos psicólogos escolares para o sucesso da implementação do PBIS nas escolas, este trabalho apresenta algumas recomendações e reflexões sobre o seu papel nas equipas responsáveis pela promoção de comportamentos positivos e prevenção da indisciplina nas escolas”, refere Marisa Carvalho, docente na FEP-UCP e investigadora no CEDH.
As funções de liderança dos psicólogos escolares
O outro trabalho apresentado debruça-se sobre as características de liderança dos psicólogos escolares. Neste póster, os investigadores exploraram de que forma estes profissionais equilibram tarefas tradicionais, como a avaliação e as intervenções individuais, com novas responsabilidades, como a teleconsulta, a colaboração interdisciplinar e a assunção de papéis de liderança.
Através de entrevistas a três psicólogos escolares, o póster designado “The hidden role of school psychologists: Informal leadership” revelou que, apesar de muitas vezes não serem formalmente reconhecidas, as competências e práticas de liderança dos psicólogos escolares são essenciais para a melhoria das instituições educativas e o bem-estar dos alunos.
A participação dos investigadores do CEDH nesta conferência sublinhou a importância do papel dos psicólogos escolares na criação de ambientes educativos positivos e inclusivos, e destacou a necessidade de um maior reconhecimento e apoio às suas funções de liderança.
Note-se que o póster “When I don’t know my school: Reflections about psychologists role in PBIS team” foi desenvolvido no âmbito do projeto "PBIS in Portuguese schools", no qual participam Marisa Carvalho, Lurdes Veríssimo e Rosário Serrão, da FEP-UCP e CEDH, bem como Helena Azevedo, da Universidade da Maia, e Joana Cruz, da Universidade Lusíada Porto.
Por sua vez, o póster “The hidden role of school psychologists: Informal leadership” surgiu no âmbito do projeto "School Psychologists Leadership" que conta com a participação de Marisa Carvalho, Rosário Serrão, Bárbara Nobre e Nuno Silva, da FEP-UCP e CEDH, assim como de Helena Azevedo, da Universidade da Maia, e de Mireia Tintoré, da Universitat Internacional de Catalunya.