Inovação Pedagógica e Digitalização Académica. Católica recebe dois Prémios europeus

Quarta-feira, Março 26, 2025 - 14:42

A Universidade Católica Portuguesa foi reconhecida nos prestigiados T4EU Awards, que distinguem a inovação pedagógica e a implementação de soluções inovadoras no seio da aliança Transform4Europe (T4EU).

Na categoria “Digital Learning Technologies”, foi distinguido o projeto “Journalist meets Translator in the EFL/Translation Classroom". Coordenado por Jane Duarte, docente da Faculdade de Ciências Humanas da Católica, a iniciativa tem como principal objetivo promover a interação entre jornalismo e tradução, fomentando uma compreensão mais profunda da relação entre linguagem e representação na produção noticiosa.

Através da análise crítica de textos noticiosos, exercícios de tradução/pós-edição e reescrita, os alunos desenvolvem competências linguísticas e discursivas em inglês, bem como a sua literacia digital. Num contexto marcado por desinformação, fake news e inteligência artificial, este projeto sensibiliza os estudantes para o papel crucial dos jornalistas e tradutores como "guardiões da informação".

"Our Católica: A New Way of Working and Connecting" foi também premiada, tendo recebido o T4EU Non-Academic Staff Award na categoria "Outstanding solutions within the institutions". Desenvolvida sob a liderança de Ana Ortigão Sampaio, Diretora de Recursos Humanos da Universidade Católica Portuguesa, esta iniciativa visa fortalecer o bem-estar, o sentido de pertença e a digitalização dos processos institucionais.

A inovadora aplicação promove a partilha de informações relevantes através de notícias, conteúdos para desenvolvimento profissional, entrevistas e artigos sobre as diversas equipas da Católica, acesso a benefícios bem como a celebração de aniversários e anos de serviço entre outros eventos.

"Our Católica" reforça, assim, o compromisso da Universidade com a sua comunidade académica, criando um ambiente de proximidade num contexto cada vez mais digital.

De mencionar ainda o T4EU Teaching Qualification Certificate, que visa reconhecer docentes que demonstram excelência pedagógica e incorporam os valores da aliança T4EU: inclusão, sustentabilidade e colaboração internacional. Nesta primeira edição, seis docentes da Universidade Católica receberam esta distinção:

Diana Soares, coordenadora do CLIL (Católica Learning Innovation Lab), desempenhou um papel fundamental na implementação destas iniciativas, contribuindo ativamente enquanto especialista da Católica no Open Learning Hub da aliança T4EU.

Os prémios vão ser oficialmente entregues durante a conferência internacional "Enhancing Professional Excellence: Synergy of Academic and Non-Academic Staff", na Universidade Vitaltus Magnus, na Lituânia, entre 9 e 11 de abril.

Neste mesmo evento Diana Soares, Maitê Gil e Rita Tavares de Sousa — terão uma participação de destaque, em representação da Universidade Católica.

Este evento será uma oportunidade para a partilha de boas práticas e para fortalecer a cooperação entre as instituições da aliança Transform4Europe, com a Católcia a desempenhar um papel central na discussão sobre inovação académica e institucional.