Investigadores da FEP-UCP validam ferramenta para despiste universal da saúde psicológica nas escolas

Segunda-feira, Setembro 16, 2024 - 14:58


Um estudo da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (FEP-UCP) acaba de validar uma ferramenta inovadora para avaliar o bem-estar psicológico dos adolescentes portugueses na escola. A investigação, publicada na revista "School Mental Health", abre portas para um despiste mais eficaz e personalizado da saúde psicológica nas escolas portuguesas.

O estudo, cuja primeira autora é Rosário Serrão, contou com participantes de 10 escolas portuguesas, e teve como objetivo adaptar e validar o "Student Subjective Wellbeing Questionnaire (SSWQ)" para o contexto nacional. Este questionário avalia quatro dimensões fundamentais do bem-estar dos alunos: “gosto em aprender”, “conexão com a escola”, “propósito educacional” e “eficácia académica”.

Resultados promissores para as escolas portuguesas

Os resultados da investigação demonstraram que a versão portuguesa do SSWQ é uma ferramenta confiável e válida para avaliar o bem-estar de alunos do 3º ciclo do ensino básico. A ferramenta revelou-se invariante no que toca ao género e ao ano de escolaridade, o que significa que pode ser aplicada com confiança a todos os alunos.

É a primeira vez que uma ferramenta de despiste universal de saúde psicológica e bem-estar nas escolas é validada para a população portuguesa. A principal implicação prática é que o Student Subjective Wellbeing Questionnaire pode agora ser utilizado pelas escolas, nomeadamente por psicólogos/as escolares, quer para despiste de bem-estar na escola, quer para monitorização de progresso face à implementação de ações de promoção de saúde psicológica e bem-estar”, afirma a primeira autora do estudo, que é também investigadora no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH).

É de salientar que a investigação contribui para uma melhor compreensão do bem-estar psicológico dos adolescentes portugueses e oferece às escolas uma ferramenta essencial para promover o seu desenvolvimento integral.

Para além de Rosário Serrão, o artigo “Adolescents’ School-Based Universal Well-Being Screening: A Validation of the Student Subjective Wellbeing Questionnaire in Portugal” é também assinado pelos investigadores Pedro Dias (Universidade Católica Portuguesa e CEDH), Ana Andrés (Ramon Llull Universit), Mhairi Bowe (Heriot-Watt University) e Tyler Renshaw (Utah State University).