Maria Raul Xavier, docente na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), realizou recentemente uma visita àUniversidade Pontifícia de Comillas, em Madrid, com o objetivo de fortalecer a colaboração internacional em torno da temática do álcool e da gravidez.
No âmbito desta visita, e a convite da Coordenadora do Programa de Doutoramento “Individuo, Familia y Sociedad: una visión multidisciplinar” da Universidade espanhola, a docente da FEP-UCP proferiu o seminário “Álcool e gravidez: ¿un tema que interesa a todos?... Cuestiones conceptuales y metodológicas”, que contou com a participação de mais de 100 estudantes de doutoramento.
O que se sabe acerca do consumo de álcool durante a gravidez
Durante o seminário, organizado pela Escola Internacional de Doutoramento da Universidade Pontifícia de Comillas, Maria Raul Xavier apresentou um panorama abrangente sobre o que se sabe acerca do consumo de álcool durante a gravidez. Este é um tema de importância crescente a nível global, particularmente em Portugal e Espanha, onde o álcool é a substância psicoativa mais consumida.
A também investigadora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) expôs dados estatísticos que retratam o cenário atual dos consumos de álcool, abordando de forma detalhada as consequências da ingestão desta substância durante a gravidez, que afeta tanto o desenvolvimento pré-natal como o desenvolvimento do bebé após o nascimento.
Na apresentação, a docente também incluiu reflexões sobre questões metodológicas relacionadas com a investigação: “Tive oportunidade de abordar algumas questões metodológicas trazendo como exemplo o trabalho que temos vindo a realizar na equipa de investigação que coordeno”, refere. A sessão serviu ainda para discutir resultados preliminares do estudo, com a ressalva de que serão publicados dados mais específicos, futuramente.
O debate no seminário foi enriquecido com a presença especial de uma docente da Universidad Rey Juan Carlos e representante da Associação Visual TEAF, uma organização espanhola, sem fins lucrativos, formada por famílias de pessoas com Perturbações do Espectro Alcoólico Fetal (PEAF).
Durante a sua estadia na Comillas Pontifical University, a docente realizou trabalho conjunto com investigadores espanhóis que integram a equipa do projeto internacional Álcool e Gravidez, desenvolvido no âmbito do CEDH.
A visita à Comillas Pontifical University representa mais um passo na missão da FEP-UCP em colaborar na criação de conhecimento científico sobre o impacto do consumo de álcool durante a gravidez. A estadia poderá ajudar a fortalecer os laços entre a academia portuguesa e espanhola, abrindo novas perspetivas para futuras colaborações.