Revista Portuguesa de Investigação Educacional: novo número faz balanço dos últimos 50 anos da Educação em democracia

Quarta-feira, Julho 31, 2024 - 16:01

O número 28 da Revista Portuguesa de Investigação Educacional é dedicado ao tema “Educação, espaço público, democracia e justiça (nos 50 anos do 25 de abril)”.

Nesta edição, que comemora os 50 anos do 25 de abril, a Revista propõe alguns balanços acerca do caminho feito nas últimas cinco décadas, nas áreas do acesso e massificação da educação, educação de infância, administração escolar, regulação e autonomia e educação intercultural.

A democracia muito deve à educação e esta muito deve às políticas democráticas, num movimento em espiral e de interação contínua, com ganhos claros no desenvolvimento humano e social, na equidade e na justiça social.”, refere Joaquim Azevedo, docente na FEP e diretor da Revista.

Esta edição contém ainda resultados de investigação sobre a justiça curricular e autorregulação das aprendizagens.

“Percorrido este meio século, novos e grandes desafios emergem na sociedade e nas escolas, fruto sobretudo das céleres mudanças socioculturais e tecnológicas. As políticas públicas de educação, é sempre bom relembrá-lo, dependem das nossas escolhas, não caem do céu. Permanece tudo em aberto, nas nossas mentes e nas nossas mãos. E é muito bom termos uma estrada para andar!”, acrescenta o docente.

A edição número 28 da Revista é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares, e que se debruçam sobre os seguintes temas:

 

Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional

A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.

A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).