O número 28 da Revista Portuguesa de Investigação Educacional é dedicado ao tema “Educação, espaço público, democracia e justiça (nos 50 anos do 25 de abril)”.
Nesta edição, que comemora os 50 anos do 25 de abril, a Revista propõe alguns balanços acerca do caminho feito nas últimas cinco décadas, nas áreas do acesso e massificação da educação, educação de infância, administração escolar, regulação e autonomia e educação intercultural.
“A democracia muito deve à educação e esta muito deve às políticas democráticas, num movimento em espiral e de interação contínua, com ganhos claros no desenvolvimento humano e social, na equidade e na justiça social.”, refere Joaquim Azevedo, docente na FEP e diretor da Revista.
Esta edição contém ainda resultados de investigação sobre a justiça curricular e autorregulação das aprendizagens.
“Percorrido este meio século, novos e grandes desafios emergem na sociedade e nas escolas, fruto sobretudo das céleres mudanças socioculturais e tecnológicas. As políticas públicas de educação, é sempre bom relembrá-lo, dependem das nossas escolhas, não caem do céu. Permanece tudo em aberto, nas nossas mentes e nas nossas mãos. E é muito bom termos uma estrada para andar!”, acrescenta o docente.
A edição número 28 da Revista é composta por oito artigos científicos, sujeitos a revisão por pares, e que se debruçam sobre os seguintes temas:
- Regulação e Autonomia: medidas e legitimação de uma política híbrida
- Educação de infância: nos 50 anos de construção do edifício
- As baixas qualificações, a massificação e a educação integral na educação. Reflexão de uma perspetiva sistémica 50 anos depois da revolução
- Processamento sensorial nas rotinas da criança: um estudo exploratório
- Educação intercultural em Portugal: entre as normativas e as traduções
- Justiça curricular (des)esperada? Um modelo de estudo e o retrato da escola pública portuguesa sob o olhar da avaliação externa
- Repensar a educação no sector marítimo-portuário atendendo aos desafios dos profissionais do amanhã
- Estudo preliminar de um programa de autorregulação para estudantes do ensino superior
Sobre a Revista Portuguesa de Investigação Educacional
A Revista, editada pela Universidade Católica Editora, dedica-se ao estudo, à prática e à investigação no âmbito das Ciências da Educação ou das Ciências Sociais e Humanas com relevância para a área da Educação. Era publicada tradicionalmente em formato papel e, a partir de 2011, passou a ser publicada em formato eletrónico.
A Revista está associada ao Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) e é cofinanciada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).