As organizações educativas (escolas, universidades, entidades de formação profissional, instituições de solidariedade social) são, hoje, desafiadas a desenvolverem ações e projetos de inovação que rompam com as regras tradicionais da organização escolar, designadamente através da constituição de equipas que permitam potenciar experiências de aprendizagem significativas aos alunos / formandos / aprendentes. Neste quadro geral, surge a necessidade de capacitar os órgãos das escolas, os educadores, professores e todos os profissionais de educação, no sentido de adotarem novos modelos de organização e gestão pedagógica.
A Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, partindo dos contextos reais de trabalho dos profissionais que nos procuram, oferece um conjunto sistematizado de conhecimentos e ferramentas fundamentais para que os atores educativos concebam, organizem, implementem e monitorizem projetos de inovação pedagógica e mudança educativa.
Esta Pós-graduação
- É desenvolvida na modalidade online
- É lecionada por um corpo docente com sólidos conhecimentos científicos e reconhecido mérito no campo das Ciências da Educação, integrando elementos que têm vindo a colaborar com o Ministério da Educação no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular
- É lecionada por um corpo docente que integra o Serviço de Apoio à Melhoria da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, o que lhe confere um elevado grau de conhecimento empírico das vivências e necessidades das escolas / agrupamentos de escolas
- Possui um currículo amplo, flexível e facilmente adaptável às necessidades emergentes dos atores educativos que a procuram
Área Científica: Ciências da Educação
Destinatários
Profissionais de Educação e Formação que atuem em contextos como:
Escolas (Diretores de escolas, coordenadores de departamento, líderes intermédios das escolas, diretores de centros de formação de associações de escolas, educadores e professores e técnicos superiores - psicólogos, assistentes sociais, entre outros).
Universidades e Politécnicos (professores, investigadores, técnicos superiores, entre outros)
Instituições de Solidariedade Social (Diretores técnicos, educadores sociais, psicólogos, entre outros)
Empresas de Formação Profissional (Diretores técnicos, formadores, entre outros)
Financiamento
Curso apoiado pelo projeto Training for Resilience financiado pela União Europeia. Para saber mais sobre o PRR visite recuperarportugal.gov.pt.