Currículo e pedagogia para a infância – continuidade e articulação

Isabel Lopes da Silva | Ana Azevedo / 4 ECTS / Anual / Português

Os objetivos da unidade curricular são:

  1. Estabelecer uma compreensão articulada do currículo e da pedagogia para a infância; 
  2. Compreender o processo de aprendizagem das crianças numa perspetiva ecológica, democrática e participativa;
  3. Situar a articulação e a continuidade curricular no plano de uma operacionalização partilhada pelos respetivos profissionais;

No final o formando deverá ser capaz de:

  1. Mobilizar, de forma sustentada, os conceitos de currículo, desenvolvimento curricular e gestão curricular na prática pedagógica;
  2. Relacionar as finalidades curriculares desta fase (3-9) com os direitos das crianças enquanto aprendentes e agentes da sua aprendizagem;
  3. Promover, em lógica de equipa de educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico, estratégias de cooperação potenciadoras de transições bem-sucedidas e de continuidade educativa.