Seminário de Educação: A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas - Um Programa para a ação

Sexta-feira, Julho 12, 2024 - 14:00 a 17:45

Auditório Ilídio Pinho

Rua de Diogo Botelho 1327
PortoUnião das freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Porto4169-005
Show map

Organizado pelos professores da área da Educação da Faculdade de Educação e Psicologia, realiza-se no dia 12 de julho o Seminário de Educação: “A Administração e Gestão Central do Sistema Educativo ao Serviço das Escolas – Um Programa para a ação”.

Reunir 5 Serviços Centrais do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para pensarmos juntos a resposta a duas grandes e interpelantes questões: Como servimos as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? Como nos podemos articular melhor para que as práticas educativas sejam mais inclusivas, mais eficazes e mais justas?

Com a presença do Diretor-Geral da Educação, da Diretora-Geral da Administração Escolar, do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Inspetora-Geral da Educação e Ciência e da Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional   teremos um momento alto de esclarecimento e debate moderado por José Matias Alves. Como comentário final contamos com a presença da Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, recentemente eleita.

Construímos, deste modo, uma oportunidade única para pensarmos e construirmos juntos cenários renovados para a educação portuguesa.

14:00 Receção
14:30 Sessão de abertura

• Isabel Braga da Cruz | Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa
  • Raquel Matos | Diretora da Faculdade de Educação e Psicologia
  • Fernando Paulo | Vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto
  • Diana Soares | Membro da Direção da Faculdade de Educação e Psicologia
15:00 – 16:30 Painel com Diretores-Gerais

Como servimos (e como nos articulamos para) as escolas que realizam localmente a educação dos portugueses? [15‘]

• Dr. David Sousa | Diretor-Geral da Educação
  • Drª Susana Castanheira Lopes | Diretora-Geral da Administração Escolar
  • Dr. João Gonçalves | Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares
  • Drª. Filipa Henriques de Jesus | Presidente da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P.
  • Profª Doutora Ariana Cosme | Inspetora-Geral da Inspeção-Geral da Educação e Ciência
16:30 – 16:45 Intervalo
16:50 – 17:30 Debate

Moderação: José Matias Alves | Faculdade de Educação e Psicologia