Press News & Events

Segunda-feira, Março 18, 2024 - 09:29
Publication
Jornal A Nação

Estudantes, antigos alunos, investigadores, docentes e profissionais da área da Psicologia, a nível nacional e internacional, vão rumar à Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa para falar sobre “A Psicologia no Século XXII: Desafios e Oportunidades”. A edição de 2024 dos Dias da Psicologia realiza-se entre 19 e 21 de março, no Porto. O objetivo: proporcionar um momento de reflexão e de partilha no âmbito da Psicologia.

Nas últimas décadas, tem-se debatido, entre os psicólogos, a importância de ajustar o saber da psicologia às rápidas mudanças sociais, culturais, ambientais e tecnológicas, que têm grande impacto no dia a dia das pessoas, nos seus modos de pensar e de agir. Nesse debate não se equacionava, inicialmente, questionar as teorias mais clássicas da psicologia, a maioria das quais com raízes no último século. Embora sempre se tenha assumido que essas teorias podiam ser sujeitas a reinterpretações e revisões, decorrentes da evolução do conhecimento empírico e da reflexão académica sobre a evolução da realidade, nunca, como agora, se pensou que tantas e tão rápidas transformações podiam exigir transformar também o conhecimento teórico e prático sobre o comportamento humano.

Leia o artigo na íntegra aqui