Cursos sobre Transformação Digital: época especial de candidaturas para docentes da Universidade Católica

Terça-feira, Abril 15, 2025 - 11:23

O período especial de candidaturas para os docentes internos da Universidade Católica decorre até ao dia 25 de abril de 2025.

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) abriu uma época especial de candidaturas, direcionada exclusivamente aos seus Professores internos, para dois cursos inovadores focados na transformação digital do ensino e na formação a distância.

A iniciativa integra o programa Training for Digital Transformation da UCP, composto por dez cursos não conferentes de grau, que visam qualificar jovens e adultos com frequência universitária em áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), preparando-os para as mudanças tecnológicas. O programa decorre no âmbito da iniciativa do Governo Português “Impulso Mais Digital” e da submedida “Reforço das Competências Digitais”.

 

Uma oportunidade singular para os Professores da Universidade Católica

As duas formações disponíveis nesta fase especial de candidaturas para os Professores da Universidade Católica Portuguesa são o curso “Transformação Digital do Ensino” e a “Pós-Graduação em Formação a Distância”, ambos sob a coordenação da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP).

Trata-se de uma oportunidade única de formação que vem dar resposta aos novos desafios da transformação digital. Um aspeto distintivo desta oferta é a sua total gratuitidade para os docentes internos da universidade. O período de candidaturas para esta fase especial decorre até ao dia 25 de abril de 2025.

O curso de “Transformação Digital do Ensino” (12 ECTS) está programado para decorrer de 1 de julho a 25 de setembro de 2025. A sua estrutura combina 40 horas de contacto com trabalho autónomo, sendo as aulas ministradas online, com uma frequência de dois a três dias por semana.

Por sua vez, a “Pós-Graduação em Formação a Distância” (25 ECTS) terá lugar de outubro de 2025 a fevereiro de 2026, compreendendo 80 horas de contacto e trabalho autónomo. As sessões serão igualmente online, com uma frequência de dois a três dias por semana, oferecendo ainda a possibilidade de duas sessões presenciais aos sábados de manhã.

 

O programa “Training for Digital Transformation”

A iniciativa “Training for Digital Transformation” contempla 10 cursos não conferentes de grau, de duração variável, e com atribuição de ECTS. Os cursos permitem desenvolver as competências digitais dos públicos-alvo, em parceria com as empresas que integram o consórcio.

António Andrade, docente na Católica Porto Business School (CPBS) e coordenador do programa, enfatiza a relevância desta iniciativa face a um mercado de trabalho cada vez mais digital e exigente, que valoriza a inovação e a transformação.

Os dez cursos abrangem um leque diversificado de áreas e são coordenados pelas várias Faculdades da Católica no Porto, Braga e Lisboa.

Os docentes internos da UCP são agora convidados a aproveitar esta época especial para se candidatarem aos dois cursos mencionados, e coordenados pela FEP-UCP.