Press News & Events

Luísa Campos: “Literacia em saúde mental: uma ‘faca de dois gumes’”

Quinta-feira, Outubro 10, 2024 - 16:10
Público

Artigo de opinião de Luísa Campos, docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Ter-se conhecimentos sobre saúde mental poderá, por vezes, conduzir a interpretações erradas, levando muitas pessoas a acreditarem que têm competências para gerir essas situações (em si e nos outros).

Numa altura em que se tem falado muito da importância e da necessidade de promoção da literacia em saúde mental, nomeadamente junto dos estudantes universitários, também se tem tornado progressivamente mais evidente o paradoxo que o seu aumento poderá encerrar.

Por um lado, a promoção da literacia em saúde mental poderá ser uma ferramenta poderosa, uma vez que o acesso à informação facilita, por exemplo, a identificação de sintomas e a procura de ajuda adequada.

Por outro lado, esta promoção poderá conduzir-nos a um problema: o excesso de confiança das pessoas na compreensão e gestão de questões de saúde mental. Isto é, ter-se conhecimentos sobre saúde mental poderá, por vezes, conduzir a interpretações erradas, levando muitas pessoas a acreditarem que, por reconhecerem os sinais e sintomas de problemas de saúde mental, têm as competências necessárias para gerir essas situações (em si e nos outros).

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA AQUI