Acolhimento aos estudantes de Ciências da Educação: “aproveitem cada momento, questionem e investiguem”

Segunda-feira, Outubro 28, 2024 - 17:14

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) abriu as suas portas para dar as boas-vindas aos novos estudantes de Ciências da Educação. A sessão de acolhimento foi marcada por momentos de partilha, inspiração e integração, refletindo o espírito acolhedor e a excelência académica da FEP-UCP.

O encontro foi inaugurado por Diana Soares, coordenadora do Doutoramento em Ciências da Educação, que incentivou os novos estudantes a aproveitarem cada momento desta nova jornada. “Estão prestes a embarcar numa viagem transformadora. Aproveitem cada momento, questionem, investiguem e sintam-se completamente em casa”, declarou.

Isabel Baptista, coordenadora do Mestrado em Ciências da Educação, reforçou a mensagem de acolhimento, destacando a importância do apoio da equipa docente e administrativa. “Sabemos que este percurso pode ser exigente, mas saibam, desde já, que não estarão sozinhos. Encorajamos a colaboração e o espírito de comunidade entre todos os estudantes”, afirmou.

Para além das coordenadoras do mestrado e do doutoramento, os novos alunos puderam conhecer José Matias Alves, coordenador da área de especialização em Administração e Organização Escolar do Mestrado em Ciências da Educação, e Cristina Palmeirão, docente de ambos os ciclos de estudos e coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME).

Na sessão, Diana Mesquita, Diretora do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), explicou o modo como as dinâmicas de investigação do Centro se interligam com o programa doutoral e com o mestrado, proporcionando uma visão abrangente e integrada das oportunidades de investigação oferecidas.

 

A perspetiva dos estudantes

Os novos estudantes partilharam as suas motivações e expectativas. Francisca Miranda, do 1º ano do doutoramento, referiu que a principal motivação para ingressar no curso se relaciona com a sua trajetória profissional. “Atualmente trabalho no Católica Learning Innovation Lab, o laboratório de inovação pedagógica da Universidade Católica, e acredito que este doutoramento me proporcionará as ferramentas necessárias para crescer como profissional e investigadora no campo das Ciências da Educação”, afirmou. A doutoranda espera complementar a sua formação académica, desenvolvendo competências de investigação que poderá aplicar no seu contexto profissional.

Inês Monteiro, estudante do mesmo curso, considera que a inscrição no doutoramento foi uma progressão natural da sua carreira em Psicologia da Educação. “As minhas expectativas prendem-se com a oportunidade de consolidar o meu conhecimento científico e contribuir para a co-construção de conhecimento com impacto positivo para a comunidade, explicou.

De referir ainda que Álvaro Silva, educador social e estudante do 2º ano do Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Pedagogia Social, considera a relevância do plano curricular e a experiência do corpo docente como fatores decisivos para a sua escolha. “A minha experiência profissional com jovens refugiados despertou em mim a consciência da importância de aperfeiçoar a minha prática profissional e contribuir para o desenvolvimento de conhecimento futuro sobre o acolhimento de jovens refugiados”, disse.

 

Um ambiente de acolhimento e integração

A sessão de acolhimento foi bastante apreciada pelos estudantes, tendo sido marcada por uma atmosfera de grande cordialidade e colaboração. Os novos alunos tiveram a oportunidade de conhecer os colegas, docentes e coordenadores dos ciclos de estudos, e de esclarecer dúvidas.

O encontro aconteceu no dia 18 de outubro de 2024, na Universidade Católica, no Porto, marcando o início do ano letivo 2024-2025 para os alunos de Ciências da Educação da FEP-UCP.