No dia 5 de setembro, a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) abriu as suas portas aos novos estudantes da Licenciatura em Psicologia. Num ambiente de grande entusiasmo e expectativa, os novos alunos foram recebidos pela Diretora da Faculdade, Raquel Matos, por Diana Soares, membro do Conselho de Direção da FEP para a ‘Qualidade do Ensino’, e ainda por representantes da Associação de Estudantes.
A cerimónia de acolhimento, realizada na Universidade Católica, no Porto, marcou o início de uma nova etapa na vida destes jovens. Raquel Matos deu as boas-vindas aos novos alunos e apontou algumas das características que considera fundamentais nesta nova jornada: “flexibilidade, disponibilidade, responsabilidade e espírito crítico. E também desafios. Se os estudantes não nos desafiarem a fazer mais e melhor, nós não evoluímos”.
A diretora da FEP-UCP mencionou que este ano vai ser marcado pelas comemorações dos 20 anos da licenciatura, que serão coordenadas por António Fonseca, docente na FEP-UCP e responsável pela criação da licenciatura em 2004.
“Quero dar-vos as boas-vindas como vosso professor e como promotor/coordenador deste programa da comemoração dos 20 anos. Ao longo deste ano letivo, vamos assinalar esta data, sobretudo pensando naquilo que é e que poderá vir a ser a vossa geração de psicólogos em Portugal e no mundo”, afirmou.
Após esta intervenção, Diana Soares sublinhou a importância da intervenção dos estudantes na vida da faculdade: "A vossa colaboração é fundamental para o nosso sucesso. A forma como organizamos o ensino e os nossos projetos de investigação e de intervenção na comunidade tem como ponto de partida e de chegada a participação ativa dos nossos alunos. A vossa colaboração é fundamental para desenvolvermos experiências e atividades de aprendizagem que sejam impactantes e que vos/nos envolvam plenamente".
Na sessão, alunas do 2º ano e do 3º ano da licenciatura partilharam as suas experiências sobre a entrada no ensino superior, dando a conhecer os principais receios e desafios que encontraram.
Como habitualmente, a Associação de Estudantes da FEP-UCP fez-se representar neste importante momento, reforçando o papel da Associação como elo entre os estudantes e a Universidade: “Temos uma porta sempre aberta para prestar apoio. A Associação organiza iniciativas que ajudam a suavizar o processo de integração, como o programa de mentoria, que reduz o desconforto inicial, e diversos workshops que apresentam as diferentes áreas da psicologia. Além disso, promovemos jantares de convívio, que reforçam o espírito de comunidade e incentivam a criação de laços entre os estudantes".
O início de um novo capítulo
O evento de acolhimento foi mais do que uma cerimónia de boas-vindas. Foi um momento para os novos estudantes conhecerem a faculdade, os seus docentes e os seus colegas, e para se sentirem parte de uma comunidade acolhedora e inspiradora.
De 9 a 25 de setembro, os novos alunos terão ainda a oportunidade de participar em diferentes momentos de convívio e atividades de quebra-gelo com vários interlocutores da faculdade. O objetivo é promover o acolhimento e a integração de todos os alunos que iniciam agora uma jornada universitária desafiante e de olhos postos no futuro. Bom ano académico!