Faculdade de Educação e Psicologia inicia a celebração dos 20 anos da sua Licenciatura nos Dias da Psicologia

Segunda-feira, Março 31, 2025 - 11:47

A Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) deu início às celebrações dos 20 anos da Licenciatura em Psicologia durante os "Dias da Psicologia". Sob o tema "20 anos da Licenciatura em Psicologia na Universidade Católica no Porto", os “Dias da Psicologia” transformaram-se num palco vibrante de partilha e reflexão, unindo uma comunidade de estudantes, alumni, docentes, investigadores e profissionais da área da Psicologia.

Raquel Matos, Diretora da FEP-UCP, expressa o orgulho da instituição pelo percurso trilhado: "A criação desta licenciatura, em 2004/2005, foi um projeto ambicioso que se consolidou como uma referência no ensino da Psicologia no Porto. Estes 20 anos são um testemunho do nosso compromisso com a formação de excelência, pautada pelo rigor, qualidade e forte ligação à comunidade."

Os números comprovam o impacto deste percurso: 1674 diplomados em Psicologia, 43 projetos de investigação financiados em cerca de 4,5 milhões de euros, mais de 11 mil consultas de psicologia asseguradas à comunidade, através da Clínica Universitária de Psicologia, e 20 mil horas de ações de voluntariado dos estudantes.

 

Um programa de três dias com vários momentos marcantes

Os Dias da Psicologia, organizados em parceria com a Associação de Estudantes da FEP-UCP, apresentaram um programa repleto de momentos marcantes, que se estendeu por três dias, de 25 a 27 de março de 2025.

No primeiro dia, Sofia Ramalho, Bastonária da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), foi responsável pela sessão inaugural com uma reflexão sobre os últimos 20 anos da Psicologia em Portugal, gerando um debate envolvente com estudantes e docentes. Matilde Marques, estudante embaixadora da OPP, destacou a importância do seu papel enquanto elemento de ligação dos estudantes à Ordem. O dia terminou em grande com as “FEP-UCP Talks”, onde alunos da licenciatura e do mestrado em Psicologia encantaram o público com apresentações inspiradoras no formato “TED Talks”.

O segundo dia trouxe uma experiência enriquecedora com o "Café com Psis", uma conversa informal moderada pela alumni Sofia Mexia Alves, na qual participaram os docentes António Fonseca, Lurdes Veríssimo, Luísa Campos e Raquel Matos. Neste espaço, discutiram-se, entre vários tópicos, os desafios de estruturar uma formação com qualidade na área da Psicologia. No final da manhã, Sofia Mexia Alves partilhou a sua trajetória profissional, vinte anos após a primeira aula.

No terceiro e último dia, o evento prestou homenagem ao percurso académico e profissional de António Fonseca, um dos fundadores da licenciatura em Psicologia, seguindo-se o aguardado "Momento Alumni", onde antigos estudantes partilharam experiências sobre as suas trajetórias e o impacto da FEP-UCP nas suas carreiras. O evento terminou com o jantar convívio organizado pela Associação de Estudantes da FEP-UCP para professores, estudantes e antigos alunos.

 

Um curso inovador e preparado para o futuro

António Fonseca, membro da comissão organizadora desta edição dos “Dias da Psicologia”, enfatiza a singularidade da licenciatura: "Quem acompanhou este percurso de duas décadas facilmente constata que este não é um 'curso de Psicologia' como os outros. O caráter diferenciador da nossa Licenciatura - introduzindo 'novidades' para a época como a Tutoria ou o Serviço Comunitário - procurava então responder a necessidades de formação de psicólogos para o século XXI para além do saber técnico da ciência psicológica."

"Aqui, na Faculdade de Educação e Psicologia da UCP, ao mesmo tempo que celebramos os 20 anos da nossa Licenciatura, estamos atentos à inevitável evolução da ciência e da prática psicológicas, e tudo continuaremos a fazer para oferecer uma Licenciatura diferenciada, atenta ao mundo para lá do campus e às necessidades humanas que constituem, afinal, a principal razão de ser desta profissão: psicólogo/a!", concluiu.

 

Este é apenas o início das celebrações

Raquel Matos reforça que as celebrações estão apenas a começar: "Os Dias da Psicologia foram um momento simbólico, mas o nosso programa comemorativo continua! Teremos eventos como uma corrida que une alunos, alumni e professores, o encontro de Alumni de Psicologia, as 1ªs Jornadas da Clínica Universitária de Psicologia e um grande evento de encerramento. É um ano de festa e reconhecimento!"

Os Dias da Psicologia 2025 foram mais do que uma celebração. Foram a afirmação de uma comunidade forte, dinâmica e comprometida com o presente e o futuro da Psicologia.