FEP promove projeto internacional sobre heroísmo quotidiano com jovens do Centro Social do Bairro da Pasteleira

Quarta-feira, Novembro 29, 2023 - 09:10

Jovens do Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora da Ajuda, no Porto, participaram no HIP - Heroic Imagination Project Portugal, um projeto internacional, que está a ser implementado pela Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, através da docente Mariana Barbosa, em parceria com a Look Around, uma associação fundada por antigos estudantes da faculdade.

Combater a indiferença social e promover o heroísmo no dia a dia dos jovens, através de ações concretas, é a missão do HIP que, em maio de 2023, chegou ao Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora da Ajuda.

“No âmbito da intervenção que estava a desenvolver, nomeadamente na promoção de competências socioemocionais destes jovens, surgiu a vontade e a oportunidade de implementar o HIP no Centro Social”, refere Isabel Castro, alumna da FEP e psicóloga no Centro Social da Paróquia da Nossa Senhora da Ajuda.

“Pretendíamos combater a indiferença social dos jovens e promover atitudes e comportamentos pró-sociais, através da educação para o heroísmo quotidiano. Acreditávamos que os jovens já estavam, de alguma forma, despertos para estas questões, mas queríamos ir mais além. Pretendíamos colocar as mãos na massa, ir para o terreno e fazer a diferença”, revela.

 

Colocar o heroísmo em prática, através da intervenção na comunidade

Após sessões iniciais, dinamizadas por membros da FEP, e nas quais se abordaram conceitos como o conformismo, a indiferença social e formas de desenvolver ações de coragem e de bondade para com o próximo, os jovens foram identificar, no terreno, problemas considerados prementes na geografia envolvente.

“Olhámos para a zona da Pasteleira e Pinheiro Torres, que é a comunidade destes jovens, e tentámos perceber quais eram os problemas que existiam. Identificámos vários: criminalidade, consumo e tráfico de drogas, violência doméstica, bullying, abandono de animais, lixo nas ruas, mobilidade, etc.”, explica Isabel Castro.

Na iniciativa participaram 25 jovens do Centro Social, tendo-se focado na recolha de lixo no bairro e nos problemas que dificultam a deslocação de pessoas com mobilidade reduzida. No final das ações, foram recolhidos 42 quilos de lixo, tendo também identificado aspetos como a falta de sinalização nas passadeiras e a altura dos estendais como problemas de mobilidade a resolver.

Ana Luísa Sousa e Mariana Cardoso,  estudantes da FEP, avaliaram a implementação do HIP no Centro Social, no âmbito das suas dissertações de Mestrado em Psicologia. As estudantes também colaboraram na dinamização das sessões com os jovens e atualmente integram a equipa do HIP Portugal.

Para Isabel Castro, “a passagem à ação, a ida para o bairro e a tentativa de olhar para os problemas, procurando novas soluções, foi transformador para os jovens. Muitos perceberam o impacto que podem ter nas suas comunidades e que é possível ser um agente de mudança no seu bairro”.

 

Criação do HIP Club

Terminada esta primeira experiência, avançou-se para a criação do HIP Club – um clube de heróis - que prevê reunir-se mensalmente no centro social para continuar a trabalhar com os jovens de uma forma próxima e com um olhar atento à comunidade.

Um grupo de estudantes do Mestrado em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante, da FEP, está a colaborar no arranque do HIP Club, no âmbito da unidade curricular de Psicologia e Direitos Humanos, através de encontros com os jovens para os apoiar na implementação das suas ações junto da comunidade.

Está também planeada a implementação do HIP junto das crianças do 1.º ciclo que frequentam este centro social.

Fotografias do projeto internacional sobre heroísmo quotidiano com jovens do Centro Social do Bairro da Pasteleira

media-content

media-content

media-content

media-content

media-content