O conceito de "Ageing in Place" - Envelhecimento em casa e na comunidade propõe uma abordagem ao processo de envelhecimento centrada na valorização das respostas de apoio às pessoas mais velhas nos seus próprios contextos de vida, ou seja, nas suas casas e nas suas comunidades.
António Fonseca, Professor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), apresentou este conceito no XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, em Belo Horizonte.
Este modelo sugere a criação de condições e serviços que respondam às necessidades das pessoas mais velhas nos locais onde residem, retardando ao máximo a institucionalização.
Envelhecer com qualidade, em casa e com o apoio da comunidade
"O 'Ageing in Place' é uma abordagem que visa garantir que as pessoas mais velhas possam envelhecer com dignidade e autonomia, sem serem retiradas dos seus contextos de vida", afirma António Fonseca, que é também investigador no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), a Unidade de I&D da FEP-UCP.
No congresso de Belo Horizonte, o docente e investigador explorou as implicações práticas do "Ageing in Place", apresentando exemplos concretos de como este conceito tem vindo a ser concretizado em Portugal.
A participação de António Fonseca neste congresso internacional sublinha o compromisso da FEP-UCP em promover práticas inovadoras e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento de políticas e intervenções que valorizam o envelhecimento saudável e a qualidade de vida das pessoas idosas.
O XXIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, onde o docente apresentou o seu trabalho, decorreu de 3 a 5 de abril de 2025, e focou-se no tema “Envelhecimento e Tecnologia: uma parceria entre gerações”.