A docente da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP), Filipa Sobral, foi distinguida com o 1.º Prémio (ex aequo) na primeira edição do Prémio de Inovação Pedagógica da UCP 2025, uma iniciativa que visa reconhecer e valorizar práticas de ensino inovadoras, centradas no estudante e com impacto comprovado na aprendizagem.
A distinção foi entregue durante a Cerimónia Nacional de Abertura do Ano Letivo 2025-2026 e Entrega de Diplomas, que reuniu a comunidade académica da Universidade Católica Portuguesa, no dia 13 de outubro de 2025.
O projeto vencedor, da autoria docente, intitula-se “Aprender, Produzir, Partilhar: O podcast como ferramenta pedagógica colaborativa”, e foi desenvolvido na unidade curricular “Desafios Contemporâneos do Trabalho e das Relações Laborais”, da licenciatura em Psicologia. A iniciativa desafia os estudantes a produzir um episódio de podcast académico, integrando conhecimentos teóricos e experiências práticas, e transformando-os em agentes ativos na criação e difusão do conhecimento.
Desde o ano letivo 2021/2022, a prática pedagógica envolveu 68 estudantes, incluindo os 16 que participaram no ano de 2023/2024, ao qual o prémio diz respeito. O formato inovador assenta numa abordagem colaborativa e interdisciplinar, que articula palestras, investigação e produção multimédia, culminando numa apresentação pública dos podcasts, momento que reforça a motivação e a responsabilidade dos estudantes.
Inovação centrada no estudante e impacto comprovado na aprendizagem
Segundo Filipa Sobral, “a inovação reside na transformação do papel do estudante — de mero recetor passivo a agente ativo na construção e divulgação do conhecimento”. A docente sublinha ainda que esta metodologia “promove o pensamento crítico, o trabalho em equipa, a comunicação eficaz e o rigor ético na recolha e tratamento da informação”.
Os resultados dos inquéritos pedagógicos confirmam o sucesso da iniciativa, com avaliações muito positivas em indicadores como participação, autonomia, pensamento crítico e satisfação geral.
Do ponto de vista pessoal, a distinção representa para Filipa Sobral “o reconhecimento do esforço e dedicação colocados na criação de metodologias que tornam a aprendizagem mais significativa e motivadora”. Já em termos profissionais, destaca que o prémio é “um incentivo para continuar a explorar práticas pedagógicas transformadoras que liguem ensino, investigação e impacto social”, contribuindo para fortalecer o papel da FEP-UCP como um espaço de excelência e criatividade no ensino superior.
O Prémio de Inovação Pedagógica da UCP atribui 1.000 euros por candidatura vencedora, valor destinado a ser reinvestido em atividades de ensino, investigação ou outras iniciativas docentes. Os critérios de seleção incluem o grau de inovação pedagógica, o impacto na aprendizagem, a adequação às competências desenvolvidas e a qualidade da apresentação pública das práticas concorrentes.

