O que nos dá esperança para o futuro do ensino superior? Para a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) é a aposta numa educação internacional colaborativa, que conte com profissionais comprometidos com esta missão.
Foi precisamente para reforçar o investimento contínuo na educação internacional que a FEP-UCP marcou presença na NAFSA: Association of International Educators - Annual Conference and Expo 2024, em Nova Orleães (EUA), através da representante da área da internacionalização da faculdade, Patrícia Oliveira-Silva.
Este evento reúne, todos os anos, participantes de mais de 100 países para discutir como integrar uma dimensão internacional, intercultural ou global nas instituições de ensino superior.
A FEP-UCP participou em diversos fóruns e em mesas redondas estratégicas sobre o tema da educação internacional, com representantes de instituições de ensino superior de todo o mundo, como a University Maryland Baltimore County, a Boston College, a Australian Catholic University, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a University of Chicago, a Tulane University, entre muitas outras.
“Todas essas sessões foram fundamentais para definir próximos passos e estratégias na política de internacionalização e parcerias da FEP-UCP”, refere Patrícia Oliveira-Silva.
Construir comunidades internacionais e criar e fortalecer amizades além-fronteiras
Na NAFSA, a responsável pela área da internacionalização da FEP-UCP conseguiu fortalecer parcerias com outras instituições de ensino superior, para potencializar a educação internacional e colaborativa da Faculdade de Educação e Psicologia.
Discutiram-se estratégias para oferecer mais e melhores oportunidades de internacionalização aos estudantes e investigadores, bem como formas de ampliar os programas de mobilidade com universidades norte-americanas, nomeadamente com a University Maryland Baltimore County e a Boston College.
Patrícia Oliveira-Silva realça a importância de uma atuação global para impulsionar o progresso social: “temos de construir comunidades internacionais, criar e fortalecer antigas amizades além-fronteiras, construir uma relação de confiança com instituições internacionais e enfrentar juntos os desafios que surgem. Não há dúvidas que o futuro da educação é global, e a FEP-UCP tenta estar na vanguarda dessa transformação”.
A NAFSA decorreu entre 28 e 31 de maio de 2024 e reuniu participantes de mais de 100 países. A conferência é um importante fórum para a discussão de políticas e de práticas de internacionalização no ensino superior.
É de salientar que a FEP-UCP está comprometida em oferecer aos seus estudantes e investigadores oportunidades de alta qualidade com uma forte dimensão internacional. A faculdade acredita que a educação internacional é essencial para preparar os estudantes para os desafios do mundo globalizado e para promover o diálogo intercultural.